Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Relações Internacionais tem 24 vagas para alunos regulares

Mestrado em Relações Internacionais tem 24 vagas para alunos regulares

Processo seletivo pode ser realizado em português, espanhol ou inglês e as inscrições seguem até 3 de outubro
publicado: 01/09/2021 14h16, última modificação: 01/09/2021 14h16

O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) publicou edital para a seleção de alunos regulares para 2022. Estão sendo ofertadas 24 vagas, distribuídas em três linhas de pesquisa: “Estudos para a Paz, Direitos Humanos e Segurança Internacional”, “Desenvolvimento e Capitais Transnacionais” e “Política Externa, Atores e Processos Internacionais”. As inscrições prosseguem até 3 de outubro e devem ser feitas unicamente por via eletrônica, através do SIGAA. Inscrição e curso são gratuitos.

Há vagas reservadas para candidatos nas seguintes modalidades: cinco para negros (pretos e pardos) e pessoas com deficiência; uma para refugiados e portadores de visto humanitário; uma para indígenas aldeados de dez países (conforme edital); e uma vaga para transexuais, travestis, intersexuais e pessoas não binárias.

Acesse aqui o edital com todos os anexos.

Todas as etapas do processo podem ser feitas em português, espanhol ou inglês, inclusive a apresentação de documentos. Além do formulário de inscrição, em que deve constar a sugestão de dois possíveis orientadores, o candidato deve encaminhar um projeto de pesquisa com no máximo dez páginas, sem identificação do autor, de acordo com as especificações do edital, acompanhado do Currículo Lattes (para candidatos residentes no Brasil) ou Currículo Vitae (para demais candidatos).

A seleção é composta de três fases: a primeira delas é referente à análise do projeto de pesquisa; a segunda fase consistirá em uma prova escrita online com base no conteúdo relacionado no anexo V do edital; e a terceira será composta por entrevista online e avaliação do currículo. O exame de proficiência em língua estrangeira não faz parte do processo de seleção, mas o candidato, ao inscrever-se no Programa, deverá realizá-lo dentro do prazo de conclusão do mestrado.

O resultado será publicado até o dia 26 de novembro e as aulas terão início no próximo ano, conforme calendário acadêmico da UNILA. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail secretaria.ppgri@unila.edu.br.

Sobre o PPGRI

O mestrado tem como foco a formação de discentes com competências e habilidades, assim como ferramentas teórico-conceituais, necessárias e indispensáveis tanto para uma análise aprofundada das dinâmicas e práticas que se desenvolvem no cenário internacional, quanto para uma atuação qualificada nas diferentes esferas e organizações da política internacional.

Nesse sentido, a área de concentração em Relações Internacionais busca incorporar e dar espaço a diferentes problematizações relativas ao conjunto de processos, atores e dinâmicas presentes no cenário internacional, em especial na América Latina e Caribe. Isso tendo em vista uma problematização aprofundada das esferas políticas, econômicas, sociais e culturais.

O curso busca, também, o alargamento do debate teórico vigente na disciplina, tanto no plano nacional quanto no plano internacional, ao dar voz e priorizar paradigmas teóricos e instrumentos conceituais marginalizados dentro da disciplina das Relações Internacionais.

• Para saber mais sobre o curso, acesse a página do Programa.