Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina oferece 30 vagas
conteúdo

Processo Seletivo

Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina oferece 30 vagas

As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro; as vagas são para alunos regulares e as aulas têm início em 2023
publicado: 21/09/2022 08h00, última modificação: 20/09/2022 16h30

Estão abertas até 25 de outubro as inscrições para o mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) para ingresso em 2023. São oferecidas 30 vagas para alunos regulares. As informações completas, link para inscrição e formulários estão disponíveis no edital PPGICAL 18/2022 e seus anexos. Inscrição e curso são gratuitos.

Podem participar do processo seletivo candidatos que concluíram ou estão em fase de conclusão de sua graduação, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Graduados em outras áreas do conhecimento, também podem candidatar-se desde que possuam projetos de pesquisa voltados para a temática da Integração Contemporânea na América Latina e/ou que se enquadrem dentro da área de avaliação do programa (Ciência Política e Relações Internacionais).

As vagas, divididas entre brasileiros e candidatos de outros países da América Latina e do Caribe, estão distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; Política, Estado e Institucionalização.

Há reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, trans e não binários, quilombolas, refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário e para candidatos com deficiência.

A seleção será feita em duas etapas: análise do projeto de pesquisa e entrevista on-line, com tempo médio entre 15 e 30 minutos, poderá ser respondida em português ou espanhol. Ambas as fases têm caráter eliminatório e classificatório.

O curso

mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL)  articula-se com diversos cursos de graduação já existentes na UNILA e pretende formar profissionais capacitados ao ensino, à pesquisa e à elaboração de políticas públicas nacionais e regionais, por meio da formação teórica, do pensamento crítico e do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma própria de intelectual latino-americano engajado na busca de soluções para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas da região.