Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina oferece 30 vagas

Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina oferece 30 vagas

As inscrições podem ser feitas até 25 de outubro; as vagas são para alunos regulares e as aulas têm início em 2023
publicado: 21/09/2022 08h00, última modificação: 20/09/2022 16h30

Estão abertas até 25 de outubro as inscrições para o mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) para ingresso em 2023. São oferecidas 30 vagas para alunos regulares. As informações completas, link para inscrição e formulários estão disponíveis no edital PPGICAL 18/2022 e seus anexos. Inscrição e curso são gratuitos.

Podem participar do processo seletivo candidatos que concluíram ou estão em fase de conclusão de sua graduação, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas. Graduados em outras áreas do conhecimento, também podem candidatar-se desde que possuam projetos de pesquisa voltados para a temática da Integração Contemporânea na América Latina e/ou que se enquadrem dentro da área de avaliação do programa (Ciência Política e Relações Internacionais).

As vagas, divididas entre brasileiros e candidatos de outros países da América Latina e do Caribe, estão distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Cultura, Colonialidade/Decolonialidade e Movimentos Sociais; Economia Política Internacional e Blocos Regionais; Geopolítica, Fronteiras e Regionalização; Política, Estado e Institucionalização.

Há reserva de vagas para candidatos negros, indígenas, trans e não binários, quilombolas, refugiados ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário e para candidatos com deficiência.

A seleção será feita em duas etapas: análise do projeto de pesquisa e entrevista on-line, com tempo médio entre 15 e 30 minutos, poderá ser respondida em português ou espanhol. Ambas as fases têm caráter eliminatório e classificatório.

O curso

mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL)  articula-se com diversos cursos de graduação já existentes na UNILA e pretende formar profissionais capacitados ao ensino, à pesquisa e à elaboração de políticas públicas nacionais e regionais, por meio da formação teórica, do pensamento crítico e do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma própria de intelectual latino-americano engajado na busca de soluções para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas da região.