Processo Seletivo
Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina prorroga prazo de inscrições
O mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL) prorrogou o prazo de inscrições para alunos regulares, com ingresso para o primeiro semestre de 2021. Os interessados podem inscrever-se até o dia 2 de novembro. Estão sendo ofertadas 28 vagas, distribuídas em quatro linhas de pesquisa: Cultura, colonialidade/decolonialidade e movimentos sociais; Economia política internacional e blocos regionais; Geopolítica, fronteiras e regionalização; e Política, estado e institucionalização.
Candidatos formados, preferencialmente, nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas podem inscrever-se no processo seletivo. Também será aceita eventual candidatura justificada de graduados em outras áreas do conhecimento, desde que também possuam projetos voltados à temática de integração contemporânea da América Latina. A inscrição e o curso são gratuitos.
As inscrições devem ser feitas unicamente por via eletrônica, acessando o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da UNILA, neste link. Além de preencher a ficha de inscrição, o candidato deve anexar documentos como currículo e projeto de pesquisa. O processo seletivo consta de três fases: a primeira é a análise do projeto de pesquisa; a segunda é uma entrevista on-line, com uso de comunicação por áudio e vídeo; e, por fim, haverá uma avaliação da pontuação do currículo apresentado. As entrevistas serão entre os dias 11 e 18 de novembro, e o resultado será divulgado até o dia 4 de dezembro.
- Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser esclarecidas pelo e-mail: secretaria.ppgical@unila.edu.br
- Confira aqui o edital do processo seletivo (em português e espanhol) e os anexos.
Mestrado ICAL
O Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina está vinculado à área de Ciência Política e Relações Internacionais. O mestrado tem como foco principal a integração regional, que pode ser abordada através de diferentes perspectivas, aspectos e áreas do conhecimento. O curso pretende formar profissionais capacitados ao ensino, à pesquisa e à elaboração de políticas públicas nacionais e regionais, por meio da formação teórica, do pensamento crítico e, ainda, do desenvolvimento de uma perspectiva autônoma de intelectual latino-americano, engajado na busca de soluções para as questões sociais, culturais, políticas e econômicas da região.
- Para mais informações sobre o curso, acesse a página do Programa.