Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado em Biodiversidade Neotropical da UNILA abre seleção para alunos regulares
conteúdo

Ensino

Mestrado em Biodiversidade Neotropical da UNILA abre seleção para alunos regulares

Inscrições seguem até o dia 29 de janeiro para a seleção de 17 vagas destinadas a estudantes que concluíram graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins
publicado: 20/12/2022 10h41, última modificação: 20/12/2022 10h41

Estão abertas até 29 de janeiro as inscrições para o mestrado em Biodiversidade Tropical para ingresso em 2023. São oferecidas 17 vagas para alunos regulares, para as linhas de Ecologia e Sistemática e Evolução. Desse número total de vagas, oito serão destinadas para ações afirmativas, incluindo pessoas autodeclaradas negras (pretas ou pardas) ou pessoas com deficiência. Também haverá vagas adicionais para candidatos indígenas, quilombolas, pessoas refugiadas ou solicitantes de refúgio ou portadores de visto humanitário e também para candidatos autodeclarados trans ou não-binários.

As informações completas, link para inscrição e formulários estão disponíveis no edital PPGBN 34/2022 e seus anexos. Inscrição e curso são gratuitos, com previsão de início em março de 2023. Podem participar deste processo seletivo os candidatos que concluíram a graduação em Ciências Biológicas ou áreas afins. Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o orientador pretendido para conhecer a sua linha de pesquisa e viabilidade do projeto a ser desenvolvido, bem como obter carta de aceite de orientação, de acordo com modelo fornecido no anexo do edital.

O processo seletivo compreende de prova escrita sobre conhecimentos gerais em Ecologia, Sistemática Biológica e Evolução, que podem ser respondidas em português, espanhol e inglês, e análise do Curriculum Vitae. As provas serão realizadas na UNILA, em Foz do Iguaçu. Porém, em caráter excepcional, a prova poderá ser aplicada em outra instituição de ensino superior ou de pesquisa, no Brasil ou no exterior, desde que aplicada por um docente ou pesquisador da UNILA, devidamente autorizado pela Comissão de Seleção.

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biodiversidade Neotropical (PPGBN) tem como objetivos principais formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada da problemática da descrição da biodiversidade, capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, bem como de avaliação das bases para sua conservação. Oferece formação sólida e integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência no ensino superior do Brasil e demais países da América Latina, com especial relevância para os discentes oriundos da região oeste dos estados da região Sul do Brasil e de países vizinhos.

Para mais informações, acesse a página do PPGBN.