Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrado e doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade recebem inscrições
conteúdo

Processo Seletivo

Mestrado e doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade recebem inscrições

As vagas são para duas linhas de pesquisa: Materiais e dispositivos para fontes de energia; e Tecnologias e processos sustentáveis
publicado: 01/10/2019 16h32, última modificação: 11/11/2019 16h15

Os cursos de mestrado e doutorado Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade recebem inscrições para alunos regulares a partir do dia 4 de outubro até o dia 12 de novembro. Os candidatos devem inscrever-se exclusivamente por via eletrônica, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As inscrições e os cursos são gratuitos.

Para se inscrever nos processos seletivos, o candidato deve preencher um formulário de inscrição e anexar os documentos exigidos, além de enviar uma carta de recomendação para o e-mail da secretaria do Programa: secretaria.ppgies@unila.edu.br.

O processo de seleção do mestrado e do doutorado será feito com base na análise do currículo Lattes e do pré-projeto. A segunda etapa consta de entrevistas, que poderão ser feitas a distância, entre os dias 2 e 7 de dezembro. O resultado final das seleções sai no dia 13 de dezembro, e as matrículas devem ser feitas em fevereiro. A previsão de início das aulas é março de 2020.

Doutorado

Para disputar a uma vaga no doutorado, o candidato deve possuir mestrado em Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do Programa.

Estão sendo ofertadas dez vagas, distribuídas em duas linhas de pesquisa: Materiais e dispositivos para fontes de energia; e Tecnologias e processos sustentáveis. Desse total, oito vagas são destinadas a ampla concorrência e duas são voltadas ao sistema de ações afirmativas.

  • Confira aqui o edital do processo seletivo para o doutorado

Mestrado

Para concorrer a uma vaga no mestrado, o candidato deve possuir graduação em Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas ou áreas afins que abranjam as linhas de pesquisa do Programa.

Estão sendo ofertadas 16 vagas, sendo oito para cada uma das seguintes linhas de pesquisa: Materiais e dispositivos para fontes de energia; e Tecnologias e processos sustentáveis. Dessas vagas, 12 são destinadas a ampla concorrência e quatro são para candidatos inscritos no sistema de ações afirmativas.

  • Confira aqui o edital do processo seletivo para o mestrado


O Programa

O Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade tem foco em questões relacionadas à ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é incentivar a formação de um núcleo científico interdisciplinar que possa subsidiar e fomentar o desenvolvimento energético sustentável na região trinacional. A proposta pedagógica do curso está baseada em metodologias ativas.