Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Material didático ensina como reconhecer e combater o bullying nas escolas

Material didático ensina como reconhecer e combater o bullying nas escolas

Cartilha pode ser baixada gratuitamente e utilizada em sala de aula; violência nas escolas é tema de episódio da série ¿Que Pasa?
publicado: 29/05/2023 14h00, última modificação: 05/06/2023 13h26
Clique para baixar a cartilha em português; versão em espanhol disponível no site

Seis em cada dez estudantes foram vítimas de violência nas escolas, de acordo com dados do relatório da Unesco “Violência escolar e bullying: informe sobre a situação mundial”. Violência que se manifesta de diferentes formas, como agressões físicas e agressões psicológicas, muitas vezes não percebidas. “A violência nas escolas é bastante recorrente e começa na primeira infância, quando as crianças se veem fora do âmbito da família e entram no âmbito público – a escola é o primeiro espaço público em que o sujeito se situa. Ali, as crianças começam a ter um espaço de participação e é quando começa o conflito e a agressão como forma de resolver esse conflito”, pontua o pesquisador e docente da área de Letras e Educação, Miguel Ahumada Cristi

Ele é o responsável pela edição da cartilha “Bullying não. Respeito, empatia e amizade sim!”, produto do projeto “De mãos dadas por amplos caminhos” que tem por objetivo o desenvolvimento de materiais didáticos voltados à promoção dos direitos humanos, valores e cidadania entre estudantes da educação básica. A cartilha foi produzida a partir da demanda de uma professora do Ensino Fundamental, que enfrentava vários casos de bullying em sua escola.

O primeiro passo, diz ele, é entender que nem toda agressão ou ato violento pode ser classificado como bullying. “O bullying é uma ação sistemática direcionada a uma pessoa ou determinado grupo”, explica.  Essa definição está descrita na cartilha produzida, que também traz informações sobre a prevenção a esse tipo de comportamento a partir de uma metodologia que envolve diálogo e participação. “A partir do diálogo é possível conhecer, tomar consciência de si mesmo e dos outros”, comenta Cristi.

Segundo ele, pesquisas mostram que não existe um perfil único para os agressores, mas foram identificadas causas que levam ao comportamento agressivo recorrente: resposta a uma provocação; criação de mecanismos de defesa (frente a situações de violência em casa, frustração, ansiedade); e o empoderamento (exercício de superioridade ou poder de vontade sobre o outro), entre outras.

Além da violência física, há vários tipos de bulliyng documentados em estudos: psicológico (afeta a autoestima), verbal (falar mal, fazer piada), sexual (assédio), de identidade de gênero, social ou moral (condição socioeconômica, racial, limitação física), material (furtos para prejudicar) e o cyberbullying (quando ocorre em redes sociais e internet). “Temos históricos de muitas tragédias no Brasil em consequência da prática de bullying. São muitos os danos que podem acontecer. Por isso, a importância de saber identificar agressores e vítimas”, afirma Fernando Santana, estudante de Mediação Cultural – Artes e Letras e que trabalhou na elaboração da cartilha.

Denuncie

“A orientação é sempre denunciar o bullying. A ideia é que, quando se aplica a cartilha, quando as escolas conscientizam sobre o bullying, ensinam a vítima a ‘socializar’ seu problema. Não utilizaria denunciar, mas socializar, no sentido de se comunicar com professores, familiares e, sobretudo, com amigos”, destaca Cristi. Nesse sentindo, aqueles que observam, reconhecem ou tomam conhecimento da agressão têm um papel importante, porque muitas vezes, a vítima não faz a denúncia, por medo, ou até mesmo, por não se perceber vítima. “Observadores que não fazem nada são cúmplices”, enfatiza.

Ele diz que existem “pistas” que podem indicar a ocorrência de agressões. A principal delas é o próprio comportamento da vítima, que passa a demonstrar sentimentos de medo, vergonha, introspecção ou desânimo. “É preciso buscar o diálogo quando se observam mudanças de personalidade”, indica.

O Brasil tomou medidas importantes para a prevenção desse tipo de comportamento, aponta o pesquisador, como o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying), criado pela Lei 13.185/2015 e, dentro dele, a realização da Semana de Prevenção ao Bullying. “Há medidas e é necessário que sejam aplicadas.”

Para o docente, na região da fronteira pode ser identificado um tipo específico de agressão sistemática. “Não me atreveria a chamar de bullying linguístico porque ainda não temos um conceito para isso. Mas existe essa particularidade”, explica, citando como exemplo o tratamento que recebem muitas crianças que vêm do Paraguai para estudar, não conhecem muito bem a língua portuguesa e, por isso, acabam isoladas por colegas de sala.

Ações nas escolas

Além de oferecer a cartilha gratuitamente, os integrantes do projeto também realizam oficinas de prevenção ao bullying para adolescentes escolas da Tríplice Fronteira; e minicursos para docentes do ensino fundamental e médio sobre metodologias para a prevenção ao bullying e educação em direitos humanos, valores e cidadania na escola. Interessados podem entrar em contato por e-mail delamanoporanchoscaminos@gmail.com ou miguel.cristi@unila.edu.br.

Para saber mais sobre bullying nas escolas, sobre procedimentos e prevenção e também sobre educação, assista a entrevista completa no programa da série ¿Que Pasa?, disponível no canal da UNILA no YouTube.