Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro reúne artigos sobre trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da UNILA

Identidade UNILA

Livro reúne artigos sobre trabalhos de ensino, pesquisa e extensão da UNILA

“Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA” traz dez artigos organizados pela docente Francisca Paula Soares Maia
publicado: 01/10/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Capa do livro "Interculturalidade: visões multilaterais desde a UNILA"

Foi da necessidade de mostrar o trabalho de ensino, pesquisa e extensão, realizado na UNILA, para um público amplo, que nasceu o livro “Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA”, organizado pela docente Francisca Paula Soares Maia. O livro reúne, em 152 páginas, 10 artigos de professores da Universidade (veja abaixo), em português e em espanhol, divididos em três áreas: Filosofia, História e Letras-Linguística.

Capa do livro "Interculturalidade: visões multilaterais desde a UNILA"“É [um livro] interdisciplinar. Não é um livro teórico. É a própria materialização da interculturalidade. Materializa a interculturalidade ao ser portador de ideias de áreas distintas que estabelecem um diálogo”, comenta a organizadora.

Francisca Maia conta que a ideia de fazer o livro surgiu no ano passado, em conversas com o professor Luís Gonçalves, que trabalha na Universidade Princeton (Nova York, Estados Unidos) e é membro do grupo de pesquisas “Estudos (Sócio)Linguísticos e de Integração de Culturas na América Latina”, liderado por ela. “Na época, a UNILA sofria um forte ataque a seu projeto e nome, que admiro tanto. Falei [a ele ] sobre a riqueza que vejo na UNILA, do quanto todos os trabalhos – de pesquisa, ensino e extensão – têm a oferecer em conhecimentos, para além dos espaços latino-americanos”, conta.

Editado pela Boavista Press, o livro tem prefácio do professor Gerson Ledezma e introdução da própria Francisca Maia. A obra foi lançada em julho e apresentada na Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, realizada no mês passado. “Interculturalidades: visões multilaterais desde a UNILA” está à venda pela Amazon.

Artigos reunidos no livro e seus autores

. Controle sobre trabalhadores estrangeiros nos Estados Unidos, na Argentina e no Brasil entre o final do século XIX e início do XX
    Endrica Geraldo

. Ensino de Línguas de Fronteira nas Escolas Municipais de Foz do Iguaçu, Paraná