Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Livro lançado pela EDUNILA analisa a psicologia relacionada a movimentos indígenas

O livro, em versão digital, pode ser baixado gratuitamente na página da editora
publicado: 07/10/2024 12h00, última modificação: 08/10/2024 16h17

O livro "Por psicologia(s) em movimento com povos indígenas: experiências com os Kaiowá e Guarani", de Lucas Luis de Faria, passa a integrar o catálogo de obras da Editora da UNILA (EDUNILA). O livro pode ser baixado gratuitamente na página da editora.

A obra é fruto da dissertação de mestrado do autor, defendida no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), no Mato Grosso do Sul, estado que tem a segunda maior população indígena do País e onde vivem os Kaiowá e Guarani com os quais o autor conviveu e sobre os quais retrata o complexo cenário de violação de direitos e o movimento de luta e resistência.

Lucas teve uma convivência estreita, de sete anos, com a comunidade indígena, e acredita que isso o impulsionou para “o necessário engajamento e compromisso com a re-existência originária”. No processo de convivência, o autor também participou de mobilizações políticas e comunitárias dos Kaiowá e Guarani. “Esta experiência, que a princípio nos estranha e revolta pelas condições de desumanização e crueldade, nos transforma profundamente e mobiliza para as apreensões críticas sobre saúde, violência e resistência”, escreve ele na apresentação de seu livro.

O livro traz narrativas indígenas, estudos sobre a psicologia social e estudos decoloniais para apresentar novas perspectivas para a psicologia tradicional, além de registros fotográficos de diferentes momentos das comunidades.

A ilustração da capa e do interior do livro são de alunos do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, do Tekoha Ocoy (terra indígena), localizado em São Miguel do Iguaçu.