Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Lançamento do Painel Integrado de Indicadores da UNILA tem presença de ministro do TCU

O painel reúne informações e dados de ensino, pesquisa e extensão para consulta de toda a comunidade a partir do site da UNILA
publicado: 12/04/2022 14h30, última modificação: 12/04/2022 15h43

O Painel Integrado de Indicadores e Informações Institucionais foi lançado na última quinta-feira (7) em evento com a presença do reitor da UNILA, Gleisson Brito, gestores da UNILA e com a participação do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e do secretário do TCU no Paraná, Luiz Gustavo Gomes Andreoli.

Augusto Nardes, Gleisson Brito e  Luiz Gustavo Andreoli
Augusto Nardes, Gleisson Brito e Luiz Gustavo Andreoli

O painel reúne informações e dados de ensino, pesquisa e extensão – pilares do ensino superior brasileiro – para consulta de toda a comunidade a partir do site da UNILA. Nesse primeiro momento, estão calculados e finalizados os indicadores de Extensão. “Estamos finalizando a primeira etapa da construção desses indicadores institucionais – são quatro para cada área da instituição – e, na próxima etapa, o objetivo é expandir o número de indicadores internos que nos auxiliam”, explica Michael Jackson da Silva Lira, procurador e recenseador institucional e responsável pelo painel.

O reitor da UNILA, Gleisson Brito, destaca que o Painel de Indicadores “é uma ferramenta de transparência”, mas também tem o objetivo de orientar a administração e permitir o acompanhamento dos órgãos de controle externo. “O painel é fundamental para o acesso direto e continuado pelos órgãos de controle e para a própria instituição porque funciona como uma ferramenta que norteia o trabalho da Universidade."

O painel traz uma visão geral das principais informações demandadas e que agora estão disponíveis para o acesso e o cruzamento de dados pela comunidade interna e externa à UNILA. A navegação pelo menu de Informações Acadêmicas permite saber, entre outros dados, quantos estudantes estão matriculados, em quais cursos, a forma de ingresso e de onde vieram – um mapa interativo facilita a visualização de número de ingressantes por país. Também é possível conhecer o número de ingressantes por ano e o de estudantes em cada um dos 29 cursos da Universidade. A principal fonte dos dados internos é o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), que é utilizado pela UNILA para o gerenciamento de dados e informações.

Além dessas informações, o painel também traz indicadores externos como o Índice Geral de Cursos (IGG), as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e o conceito de cada um dos cursos atribuído pelo Ministério da Educação. No painel também é possível consultar os indicadores de gestão fixados pelo TCU como custos correntes, taxa de sucesso na graduação e índice de qualificação do corpo docente.

Governança

Durante sua visita à UNILA, Augusto Nardes também foi apresentado aos documentos e ações relacionados à governança já implementados, motivo da visita do ministro à Universidade. Um desses documentos, o Plano de Gestão de Riscos, foi aprovado na última reunião do Comitê de Governança, Integridade, Riscos e Controle (CGIRC) , no dia 4 de abril. “Uma vez implantado o sistema de governança dentro da universidade vai ficar mais claro quais são os pontos de melhoria e os que estão necessitando de melhor observação por parte dos gestores. A ideia é que a governança seja um instrumento para que os gestores da universidade tenham condições de fazer a melhor gestão”, explicou Diego Soares Alves, chefe da Seção de Apoio a Governança, ligada à Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN).

Augusto Nardes e Gleisson Brito

Plano de Gestão de Riscos vem na sequência de outros documentos institucionais como o Plano de Desenvolvimento Institucional (2018), a institucionalização do Comitê de Governança Integridade, Riscos e Controles (2018), a criação e aprovação da Política de Gestão de Riscos (2019) e a implantação do Plano de Integridade (2020). “Nós temos um arcabouço institucional bem desenhado para o controle de riscos e garantias de integridade”, comentou o reitor Gleisson Brito. “A premissa da nossa administração é, em primeiro lugar, a segurança institucional, jurídica e administrativa”, completou.

Augusto Nardes comentou que o Comitê de Riscos é muito importante no conjunto de qualquer instituição. “O país ainda precisa amadurecer nessa questão e nós não estamos avançando ainda. Isso me preocupa muito”, disse, lembrando que, quando assumiu a presidência do TCU, em 2012, iniciou a implementação da política de governança do órgão, conceito que vem sendo levado a outros órgãos da administração pública. “Internamente, a governança é muito importante para estabelecer as prioridades e avançar.”

Com a governança como tema central, o TCU passou a ser um órgão mais preventivo que punitivo, comentou Nardes. “Com a mudança de comportamento, conseguimos fazer uma transformação na administração pública brasileira”, destacou. “Se não há governança como base numa estrutura institucional não há perspectivas de projetar futuro. Não há condições de se fazer um planejamento estratégico.” Ele comentou que indicadores de governança já estão implementados em 381 instituições públicas. “Se não melhorarmos as nossas instituições, não teremos condições de competir.”