Pesquisa
Laboratório de Computação Aplicada visa fomentar pesquisas usando inteligência artificial
Lidar com um grande volume de dados sempre foi um dos desafios para pesquisadores de qualquer área do conhecimento. Mas, com os avanços tecnológicos, essa tarefa tem ficado mais ágil. Foi pensando neste cenário de acelerada inovação tecnológica e na altíssima demanda pela computação aplicada dentro e fora da UNILA que os professores Joylan Nunes Maciel, Willian Zalewski e Marcelo Kapp propuseram a criação do Laboratório de Pesquisa em Computação Aplicada (LACA).
A criação do Laboratório foi aprovada pelo Conselho do Instituto Latino-Americano de Tecnologia, Infraestrutura e Território (CONSUNI-ILATIT), em agosto deste ano, com o objetivo de fortalecer, desenvolver e aplicar a ciência da computação, com ênfase em inteligência artificial e ciência de dados, para o desenvolvimento tecnológico dos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. O espaço já está em funcionamento no Itaipu Parquetec.
De acordo com o coordenador do LACA, professor Joylan Nunes Maciel, “atualmente, todos os cursos aplicam computação, e na UNILA não temos um curso nesta área de computação ou informática, mas temos muita demanda. Por isso, resolvemos propor a criação deste laboratório, visando atender essas necessidades”. A ideia é que o laboratório seja interdisciplinar e atenda desde a graduação até a pós, passando por projetos de iniciação científica e extensão. Além disso, o uso do laboratório para pesquisas não se restringe à UNILA, podendo ser utilizado também por pesquisadores de outras instituições.
Apesar de recém-criado, o LACA já conta com mais de 20 bolsistas e parcerias com outras universidades, e atua em pesquisas inovadoras e de grande impacto, como a predição de peptídeos anticâncer, o uso de inteligência artificial para prever a energia solar fotovoltaica, a análise da fala espontânea para detecção de demência, e até a descoberta de exoplanetas com aprendizado de máquina.
Conforme ressalta Maciel, “a computação aplicada serve para resolver problemas, e este também é um dos objetivos da universidade pública. Queremos atender à demanda da sociedade”. As aplicações da computação aplicada e da ciência de dados são incontáveis, como frisa o coordenador. “Desde uma solução como o rastreamento de ambulâncias por geolocalização até as pesquisas na área da saúde, por exemplo, todas as áreas do conhecimento podem se beneficiar da computação aplicada, especialmente da inteligência artificial. A ideia é ser uma porta de entrada para pesquisas que necessitem dessas tecnologias, com potencial interdisciplinar”, complementa.
Agora, os próximos passos são a ampliação da infraestrutura e a busca por novas parcerias, para que o LACA possa crescer e se fortalecer e, assim, tornar-se referência em computação aplicada na região.
O protótipo do site do Laboratório já está no ar e, em breve, conterá mais informações: https://divulga.unila.edu.br/laca/