Institucional
Marco histórico: JU agora é sede própria da UNILA
Comunidade acadêmica reunida na mais nova sede própria da UNILA: marco histórico
Com gritos de "O JU é nosso", a comunidade acadêmica comemorou a entrega do imóvel do Jardim Universitário à UNILA, durante solenidade realizada nesta sexta-feira (19) pela manhã, no saguão de entrada do prédio.
O imóvel foi desapropriado pelo governo federal e transferido para a UNILA, que desenvolve atividades administrativas e acadêmicas no local há mais de 10 anos. A solenidade de entrega do imóvel reuniu a comunidade acadêmica, lideranças e representantes de instituições locais e do governo federal.

- Comunidade acadêmica reunida na mais nova sede própria da UNILA: marco histórico

“Vocês não imaginam a alegria, a felicidade depois de tudo, depois de 2 anos e meio de um trabalho muito intenso, chegar a esse resultado. Poder fazer essa entrega para a nossa comunidade é um motivo de orgulho e de alegria muito grande. E é um dia de agradecimentos”, discursou a reitora da UNILA, Diana Araujo Pereira.
“Tenho que agradecer em primeiro lugar ao nosso presidente Lula porque é um decreto lei que encerra toda negociação para a doação desse imóvel para a nossa universidade. Foi preciso todo um trabalho burocrático, mas também precisa haver vontade política, entender que isso é importante para o crescimento e para a consolidação da Universidade. Sem essa vontade política a gente não estaria aqui hoje”, disse.
Ela também fez agradecimentos ao ministro da Educação, Camilo Santana, a diferentes equipes do MEC que participaram do processo e ao diretor geral brasileiro de Itaipu, Ênio Verri, que assinou o convênio para a transferência dos recursos necessários à desapropriação. O valor pago na desapropriação - R$ 65 milhões - foi estabelecido por uma empresa especializada, contratada para a regularização do contrato de aluguel do prédio, em 2023.
Diana agradeceu ainda a Samer Nasser, representante do Centro Educacional das Américas, grupo proprietário do imóvel. As negociações começaram pela regularização do contrato de aluguel, em 2023, passando por reformas estruturais realizadas a cargo dos proprietários, como a cobertura dos acessos ao prédio.
As presenças do diretor do Itaipu Parquetec, Irineu Colombo; do diretor do campus da Unioeste em Foz do Iguaçu, Sérgio Moacir Fabriz; e do assessor da ministra Gleisi Hoffman, Martin Henrique Esteche, também foram lembradas pela reitora.
“Hoje é dia de agradecer aos que acreditaram no nosso projeto de retomada, nas ideias iniciais, nas ideias fundacionais da missão da nossa Universidade e que estão junto com a gente reconstruindo a UNILA. Esse era o nosso lema de campanha e é assim que a gente continua se sentindo, reconstruindo a nossa universidade”, disse citando docentes, técnicos-administrativos e estudantes.
Ela destacou o desafio para o próximo ano, de reorganização dos espaços de trabalho que são imóveis próprias da UNILA: Jardim Universitário, Campus Integração e Campus Arandu, que terá o primeiro prédio entregue em meados de 2026. “Tudo isso é aquele problema bom, o problema que a gente quer ter, que a gente vai adorar ter, que é de reorganizar os nossos espaços de atuação de ensino, de pesquisa, de trabalho, de inovação, de descanso, de música, espaços culturais. Vamos trabalhar nisso no ano que vem, todo mundo junto”, finalizou.
Papel passado

- Diana Araujo Pereira: felicidade
De acordo com o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças, Giuliano Derrosso, a transferência da posse foi finalizada na quinta-feira (18) depois de mais de dois anos de negociações. “Tivemos o último ato, que é a anotação, no registro da escritura, de que esse prédio é nosso”, comemorou. “Tivemos de trabalhar arduamente para chegar a esse marco histórico”, disse, destacando o trabalho pessoal da reitora. “Foi uma série de processos e quem entende de gestão pública sabe que, em 2 anos, é quase um milagre acontecer dessa forma.”
Representante dos discentes da UNILA, Yordanis Crespo Urrutia também citou a posse do imóvel do JU como um marco histórico. “Finalmente podemos dizer: o JU é nosso.” Ele comemorou o fato de que os valores até então investidos no aluguel do prédio – R$ 426.233,33 mensais – poderão ser utilizados em outras áreas e atividades que “vão contribuir no processo de formação, de extensão e na vida universitária de todos os estudantes”.
O prédio, disse ele, guarda muita história da comunidade acadêmica. “Não nos encontramos em um lugar qualquer. Este é um lugar que testemunhou grandes conquistas”, pontuou citando movimentos estudantis. “Agora, os novos estudantes que chegam vão sentir que estão em uma casa própria. Não que nós não estivéssemos, sempre estivemos em uma casa própria, mas agora podemos dizer: ‘O JU é nosso, o Campus Integração é nosso e o Campus Arandu é nosso.”
A solenidade de entrega do imóvel contou ainda com o descerramento da placa comemorativa pela reitora Diana Araujo Pereira e Irineu Colombo; e apresentações musicais, incluindo a apresentação da canção oficial da UNILA.

FOTOS: Moises do Nascimento Bonfim SECOM/UNILA
Saiba mais:
Após dois anos de tratativas, unidade JU passa a ser prédio próprio da UNILA
Veja mais fotos no Flickr da UNILA
