Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para especializações na área da Educação têm início neste sábado (1º)
conteúdo

Processo Seletivo

Inscrições para especializações na área da Educação têm início neste sábado (1º)

UNILA lançou editais de seleção dos cursos de pós-graduação em Ensino de História e América Latina e em Gênero e Diversidade na Educação
publicado: 29/09/2022 09h51, última modificação: 30/09/2022 10h09

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da UNILA lançou, recentemente, os editais de seleção de dois cursos de pós-graduação lato sensu voltados para professores da rede pública e demais profissionais da área da Educação. A especialização em Gênero e Diversidade na Educação e a especialização em Ensino de História e América Latina abrem o período de inscrição neste sábado (1º).

Os cursos são destinados a professores que atuam na Educação Básica, além de outros profissionais da educação e de outras áreas interessados nas temáticas. Como todos os programas da UNILA, a inscrição e os cursos são gratuitos.

Ensino de História e América Latina

O período de inscrições da pós-graduação lato sensu em Ensino de História e América Latina é de 1º a 31 de outubro. Os interessados devem ler o Edital 129/2022, onde está o cronograma completo e detalhes do processo seletivo. As inscrições são online e devem ser realizadas por meio do sistema SIGAA.

São ofertadas 50 vagas, 50% para candidatos brasileiros e 50% para candidatos estrangeiros provenientes de outros países da América Latina e do Caribe. As aulas serão ministradas majoritariamente aos sábados, podendo haver a oferta de disciplinas optativas em dias da semana, no período noturno.

Destinado a portadores de diploma em Ciências Humanas, especialmente professores que atuam na Educação Básica na região da fronteira trinacional, o curso tem o objetivo de contribuir para a superação de concepções eurocêntricas e nacionalistas no ensino e refletir sobre a escola como espaço de diálogos sobre as relações culturais, sociais e de ensino-aprendizagem.

Gênero e Diversidade na Educação

Até 2 de novembro, estarão abertas as inscrições da pós-graduação em Gênero e Diversidade na Educação. A pós-graduação oferta 45 vagas, divididas entre candidatos brasileiros e candidatos estrangeiros provenientes de outros países da América Latina e do Caribe. Os interessados devem inscrever-se por meio do sistema SIGAA. O processo seletivo é composto por avaliação do currículo e entrevista. O cronograma completo de seleção está no Edital 126/2022.

O curso, na modalidade lato sensu, tem o objetivo de oferecer aos professores da rede pública e demais profissionais da área de Educação, conhecimentos científicos acerca da promoção, do respeito e da valorização da diversidade étnico-racial, de orientação sexual e de identidade de gênero. As aulas ocorrerão às sextas-feiras, em período noturno, e aos sábados em período matutino e vespertino.