Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para ingresso de estudantes internacionais

Inscrições abertas para ingresso de estudantes internacionais

UNILA publicou edital para seleção de novos estudantes da América Latina e do Caribe e, nas próximas semanas, inicia o processo seletivo de discentes indígenas, refugiados e portadores de visto humanitário
publicado: 07/03/2024 09h16, última modificação: 07/03/2024 09h28

Jovens dos países da América Latina e do Caribe que têm interesse em estudar no Brasil já podem se preparar para participar do Processo Seletivo Internacional (PSI) da UNILA. A Universidade lançou, nesta quarta-feira (6), o edital que contém todos os requisitos e critérios de seleção para quem quiser cursar um dos 29 cursos de graduação da UNILA em 2025.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente na página da UNILA, até o dia 29 de julho. Para 2025, a Universidade oferta 478 vagas no PSI.

Acesse aqui o Edital 04/2024.

Nas próximas duas semanas, serão lançadas mais duas seleções internacionais. Em 12 de março, abrirá o período de inscrições para o Processo Seletivo de Refugiados e Portadores de Visto Humanitário. Já no dia 18 de março será a vez do Processo Seletivo de Estudantes Indígenas, aberto a candidatos de países da América Latina e do Caribe, incluindo o Brasil. Cada um desses processos contará com 114 vagas. Todas as informações, como cronograma de inscrições, critérios de seleção e documentos necessários, serão divulgadas no edital específico de cada seleção.

Localizada em Foz do Iguaçu (PR), a UNILA reserva 50% de suas vagas para estudantes internacionais. A universidade é pública e gratuita, portanto, não cobra taxa de inscrição no processo de seleção, nem mensalidades. As atividades acadêmicas são bilíngues, em português e espanhol, então não é obrigatório falar português para fazer parte do corpo discente.

Atualmente, a UNILA conta com mais de 4 mil estudantes de 36 países diferentes.

Processo Seletivo Internacional

O Processo Seletivo Internacional é destinado a pessoas com pelo menos 18 anos e que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. Para participar da seleção, é necessário realizar um cadastro online (criação de usuário e senha) no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Após o cadastro, o candidato deve se inscrever fazendo login com o usuário e senha previamente registrados no SIGAA. No momento da inscrição, é necessário anexar ao formulário alguns documentos pessoais em formato PDF, como documento de identidade, certidão de nascimento ou casamento, certificado ou diploma de conclusão do ensino médio e histórico escolar. Também é obrigatório anexar a Ficha de Declaração, disponível no Anexo I do edital. Cada candidato pode escolher duas opções de cursos.

O PSI 2025 prevê 92 vagas de auxílio estudantil nas modalidades vaga em Alojamento Estudantil e subsídio econômico para alimentação no Restaurante Universitário. Para concorrer a essas vagas, é necessário comprovar hipossuficiência econômica, apresentando, no formulário de inscrição, os documentos solicitados no edital.

Para mais informações, acesse a página do PSI. Perguntas sobre o PSI devem ser direcionadas para o e-mail selecion.al@unila.edu.br.

Países que integram este edital

Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Dominica, El Salvador, Equador, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela.

Cursos de graduação da UNILA

Administração Pública e Políticas Públicas