Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrição para o SiSU termina na sexta (24), um passo importante para conquistar uma vaga na UNILA

Processo Seletivo

Candidatos que prestaram prova do Enem podem optar em concorrer a uma das 695 vagas de graduação
publicado: 20/02/2023 09h30, última modificação: 24/02/2023 10h00

Para os interessados em ingressar na UNILA, a maioria de seus cursos disponibiliza 25 vagas, à exceção de Arquitetura e Urbanismo (15 vagas) e Medicina (30 vagas). Para concorrer a uma vaga nos 28 cursos de graduação, o candidato que prestou provas do Enem pode escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre aquelas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU. As inscrições devem ser feitas acessando o Portal do Ministério da Educação.

Até o encerramento do prazo (dia 24), o candidato também pode modificar a opção de curso quantas vezes quiser. E deve ficar atento à nota de corte, que varia conforme o número de inscritos e as notas de candidatos a cada curso. Importante que o sistema considera a última opção confirmada pelo estudante até o momento final das inscrições.

A UNILA preparou uma série de Perguntas Frequentes para os candidatos que tenham alguma dúvida em relação aos documentos exigidos para inscrição, como é feita a classificação no SiSU e as modalidades de inscrição (ampla concorrência e em ações afirmativas), os requisitos para se concorrer a vagas reservadas a ações afirmativas, e as futuras chamadas para matrículas (assim como possíveis listas de espera). O resultado do SiSU sai no dia 28 de fevereiro e, no caso do candidato optar pela lista de espera, é preciso ficar atento ao prazo, pois ela prossegue até o dia 8 de março.

As informações mais importantes para este momento estão concentradas na página de Ingresso pelo SiSU 2023. Em caso de dúvidas, os candidatos podem enviar mensagens para o e-mail selecao.alunos@unila.edu.br ou para o número 3522-9659 (como Whatsapp).

Uma experiência multicultural

O sonho de ingressar no curso que deseja em uma universidade pública pode estar bem perto de ser realizado. E tudo isso pode ocorrer num ambiente multicultural, com ensino bilíngue. Na UNILA, é possível conviver diariamente com estudantes e professores de diversas partes do mundo, especialmente de países da América Latina e do Caribe. O corpo discente é formado por jovens de mais de 30 nacionalidades, o que proporciona uma experiência única de aprendizado e de intercâmbio cultural e científico, e tudo isso acontece mesmo sem sair do Brasil. Metade das vagas de graduação é reservada a estudantes estrangeiros. Eles passam por processo seletivo próprio e trazem consigo aspectos culturais e linguísticos que são compartilhados no cotidiano do espaço universitário.