Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Foz do Iguaçu já perdeu 4.174 empregos formais no período da pandemia
conteúdo

Pesquisa

Foz do Iguaçu já perdeu 4.174 empregos formais no período da pandemia

Boletim do Cepecon analisa dados do Caged e alerta sobre necessidade de intensificar políticas anticíclicas para mitigar efeitos sociais e econômicos da Covid-19
publicado: 02/06/2020 16h16, última modificação: 02/06/2020 16h16

O Centro de Pesquisas Econômicas e Aplicadas da UNILA publicou um boletim analisando os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Divulgado no final do mês de maio pelo Ministério da Economia, o Caged do primeiro quadrimestre de 2020 é o primeiro levantamento oficial que mostra o impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho. Conforme as informações do Cadastro, entre os meses de março e abril foram perdidos 4.174 empregos formais no município de Foz do Iguaçu. No acumulado do ano, a cidade teve uma queda de 6,26% no estoque de empregos formais.

No estoque de empregos formais, Foz do Iguaçu foi o município com o maior número de demissões. Foto: Agência Brasil. No mês de abril, Foz do Iguaçu figurou entre as cinco cidades paranaenses com maior queda de emprego formal, ficando atrás de Curitiba, Londrina, Maringá e São José dos Pinhais. Porém, o coordenador do Cepecon, Henrique Kawamura, alerta que, levando em consideração o estoque de emprego formal – ou seja, a proporção de demissões pelo número total de postos de trabalho –, Foz do Iguaçu tem a maior taxa negativa, de 4,9%. “Uma possível explicação para que Foz do Iguaçu configure entre as dez cidades com mais demissões do Estado e a maior taxa relativa entre esses municípios é a sua economia estar intrinsecamente relacionada ao turismo. A dinâmica econômica de Foz do Iguaçu está pautada, em grande parte, no setor de comércio e serviços que atende ao turista”, explica.

Outro dado que confirma a tendência de queda no mercado de trabalho é o número de pedidos de seguro-desemprego. Na segunda quinzena de abril e primeira quinzena de maio, foram 2.562 solicitações do benefício em Foz do Iguaçu. Isso representa um aumento de 152% no número de pedidos, se comparado com a segunda quinzena de fevereiro e primeira quinzena de março.

Os integrantes do Cepecon também verificaram que a pandemia causou uma grande queda na série histórica de saldos de empregos. “A previsão, no fim da série ajustada, era que em abril o saldo de empregos em Foz do Iguaçu fosse positivo. De acordo com o modelo, considerando a série histórica, março teria um saldo de -31 empregos e abril, de 182 empregos”, salienta o professor Gabriel Vieira Mandarino. O cálculo foi feito por meio do modelo estatístico X-13ARIMA-SEATS, o mesmo utilizado por todos os governos para análise, por exemplo, de inflação, desemprego e PIB, bem como para fazer previsões. A série histórica utilizada para previsão compreende o período de 2007 a 2020.

Na segunda quinzena de abril e primeira quinzena de maio, Foz apresentou aumento de 152% no número de pedidosOs pesquisadores destacaram, no boletim, que o Estado deve continuar e intensificar suas políticas anticíclicas, a fim de fortalecer o sistema de proteção e mitigar os efeitos sociais e econômicos da pandemia. “Os estados e municípios também podem e devem colaborar para reduzir os efeitos da crise sanitária. A linha de crédito lançada pelo município, chamada Programa Foz Juro Zero, em parceria com a Fomento Paraná, é um tipo de programa que pode amenizar a crise. Mas é preciso que esse programa chegue a todos da forma mais célere possível e que seus trâmites sejam facilitados”, exemplificou Henrique Kawamura.

 

Impacto é menor em outros municípios da região

Enquanto Foz do Iguaçu tem um saldo acumulado de 6,26% no estoque de empregos, outros municípios da região Oeste do Paraná acumulam saldo positivo no primeiro quadrimestre. A variação foi de 11,3% em Itaipulândia e de 16%,2% em Matelândia. “O saldo positivo nessas cidades pode estar relacionado aos empregos na agropecuária, que vem apresentando menor impacto desde a pandemia, principalmente em Matelândia”, diz Gabriel Mandarino.

Em relação a abril de 2019, Foz do Iguaçu teve uma variação negativa de 4,73% no estoque de emprego formal. Já em Matelândia, o estoque de emprego aumentou 16,4% no mesmo período. A análise do Cepecon mostra que Foz do Iguaçu apresentou a maior queda do mês de abril em relação a março, cerca de 4,8%; já em março, a queda foi de 2,1%. Missal e Santa Terezinha de Itaipu reduziram o estoque de empregos em 2,7% e 2,3%, respectivamente. Já Matelândia incrementou em 7,5% no número de admissões no mês de abril.