Vida Universitária
Abertura oficial do FECULT terá exibição de filme sobre a Palestina
A exibição de "Notas sobre um Desterro", novo filme de Gustavo Castro, abre oficialmente o Festival de Culturas (FECULT) da UNILA, nesta quarta-feira (10). O FECULT prossegue até domingo (14), em diferentes locais da cidade. Ao todo, serão mais de 50 espetáculos de música, dança, teatro, cinema, desfile de moda, literatura e gastronomia, além de oficinas e exposições, conduzidos por artistas da UNILA e convidados.

- Cena do documentário Notas sobre um Desterro, de Gustavo Castro
A solenidade de abertura terá início às 18h30, no auditório da UNILA-Jardim Universitário, com a presença da reitora Diana Araujo Pereira e autoridades locais. Na sequência, haverá a exibição de "Notas sobre um Desterro", documentário que explora a questão palestina através de um olhar pessoal e histórico, combinando filmagens de 2018 na Cisjordânia com imagens de arquivo e materiais recentes compartilhados por vítimas da guerra em Gaza.
A programação de abertura também reserva espaço para dois espetáculos de dança – O corpo entre ruído e ritmo, do grupo Dançari; e Danza Paraguaya, do grupo Angirũ. Após todas as apresentações, Castro participa de uma roda de conversa com o público presente para falar sobre seu filme.
Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), o Festival tem como tema “Arte, Ciência e Território – Por uma Cultura Sustentável” e faz parte das comemorações dos 15 anos da UNILA. O tema é um convite à reflexão e à ação com foco no desenvolvimento integrado ao conhecimento, ética e beleza.
A programação do FECULT tem início logo pela manhã com a performance do Coletivo Contracorriente, da Argentina, que irá conduzir um cortejo pelo Rio Paraná, com saída no Iate Clube Cataratas. O grupo luta pela preservação da bacia do Rio Paraná.
Na parte da tarde, está programada a exibição de dois filmes – Prisioneros de la Tierra e Erva Mate em Misiones, com curadoria de Alejandro Rouel Coronel – e a peça de teatro Absolut – Pra te ver vivo, do grupo Absoluto Teatro.
A arte visual estará presente em oito exposições espalhadas por espaços da cidade. O público também poderá acompanhar duas pinturas murais, ao vivo, na unidade Jardim Universitário.
Leia mais:
Cortejo no Rio Paraná abre programação do FECULT nesta quarta (10)
Confira a programação do dia 10
(baixe a programação completa em pdf)
| GERAL |
|
Performance: Coletivo Contracorriente – cortejo no Rio Paraná Cinema: Prisioneros de la Tierra e a Erva Mate em Misiones - curadoria Alejandro Rouel Coronel Teatro: Absolut - Pra te ver vivo – Absoluto Teatro *Solenidade oficial de abertura Dança: Danza Paraguaya – Angirũ Cinema: Notas sobre Desterro, exibição cinematográfica Dança: O corpo entre ruído e ritmo – Dançari Roda de Conversa – Gustavo Castro
|
| ARTES VISUAIS |
|
Exposição Bordado: Memórias Afetivas do Oeste Paranaense – Ronaldo Moreira Exposição Peru: Arquitetura e Cultura – Máximo Hernández Exposição Mapa Estendido da Experiência do Corpo – Val Jara Zen Exposição Pintando mis raíces: Identidad Wayuu como acción artística y pedagógica - Nacarith Helena Silva Ipuana Exposição Cores da Resistência, exposição fotográfica – Christian Rizzi
|
| PINTURA EM MURAL - AO VIVO |
|
Cronica de una Mujer Krenak – Boys art |
