Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento internacional do IMEA consolida-se como espaço de encontro de saberes ancestrais e populares
conteúdo

Institucional

Evento internacional do IMEA consolida-se como espaço de encontro de saberes ancestrais e populares

Segunda edição do Seminário Internacional do Instituto Mercosul de Estudos Avançados trouxe para a mesa de debate mestres e mestras dos saberes tradicionais
publicado: 14/11/2024 18h22, última modificação: 17/12/2024 18h26

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) realizou, de 12 a 14 de novembro, a segunda edição de seu Seminário Internacional, evento que teve como temática “Complexidade e Encontro de Saberes”. O 2º Seminário Internacional do IMEA ocorreu no auditório do Jardim Universitário e contou com a parceria da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. A programação foi voltada à comunidade acadêmica da UNILA, a integrantes da Rede de Universidades Interculturais, Indígenas e Comunitárias de Abya Yala (RUIICAY), a movimentos sociais e comunidade em geral.

A segunda edição do evento reforçou os objetivos centrais do Seminário, como o fortalecimento dos saberes tradicionais em Abya Yala e, também, o reconhecimento de novas formas de convivência orientadas pelo pensamento complexo no que diz respeito ao tempo presente e à realidade atual. Após a sua primeira edição em 2023, o evento buscou, neste ano, consolidar-se como lugar de uma perspectiva integradora e orientada para a construção da interculturalidade, como possibilidade de (re)conhecer(se) a si e ao outro, conforme afirma a organização.

Para o professor Gerson Galo Ledezma Meneses, coordenador do IMEA e idealizador do Seminário, “el segundo evento internacional del IMEA - Complejidad y Encuentro de Saberes radica en traer para la universidad a mestres y mestras de los saberes tradicionales para hacer un diálogo interepistémico con profesoras y profesores de la UNILA y de otras universidades”. O docente reforça a importância de um Instituto Mercosul de Estudos Avançados que seja transdisciplinar e interepistêmico para “ir rompiendo esquemas antiguos de las universidades tradicionales centradas a conocer epistemes euro-occidentales. Esto es muy importante para la práctica de la interculturalidad crítica decolonial, porque realmente en la universidad necesitamos aprender a convivir con estos saberes ancestrales y tradicionales”, afirmou.



O Seminário abordou temáticas diversas que contemplam desde agroecologia, plantas medicinais, movimentos campesinos, educação indígena, apresentações culturais e oficinas. Toda a programação teve a finalidade de possibilitar a cada participante um olhar crítico sobre a sociedade e sobre as inter-relações que nela são engendradas. O evento reforça o comprometimento do IMEA e da UNILA com os saberes tradicionais presentes em nossos territórios e consolida caminhos para a produção de múltiplas consciências e de novas formas de convivência na construção do conhecimento. 

 

Para ver mais fotos do evento, acesse o link: https://flic.kr/s/aHBqjBRHkt