Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Medicina vão realizar estágios em hospital de São Miguel do Iguaçu

Ensino

Na parceria com o município, também estão previstas pesquisas científicas, entre outras atividades a serem desempenhadas pelos acadêmicos
publicado: 21/02/2018 16h17, última modificação: 11/01/2019 23h18
Alunos também desenvolverão atividades de pesquisa

Os estudantes de Medicina da UNILA irão atuar com atividades de pesquisa, extensão e estágio, e contribuir com o atendimento de demandas regionais na área da saúde, em um novo espaço. Trata-se do Complexo Hospitalar Municipal de São Miguel do Iguaçu, onde os acadêmicos vão inserir-se nas dinâmicas de atendimento das unidades de Maternidade e de Pronto Atendimento. A inauguração desse Complexo será na próxima quinta-feira (22), ocasião na qual estudantes, docentes de Medicina e o reitor da UNILA, Gustavo Vieira, marcarão presença.

Alunos também desenvolverão atividades de pesquisaComo parte das atividades de inauguração do Complexo, os acadêmicos vão mostrar suas atuações em uma tenda - com a exposição de projetos de extensão, de pesquisa e de ligas acadêmicas presentes na UNILA -, além de proporcionar treinamentos e receber estudantes de São Miguel do Iguaçu. “Será a apresentação dos discentes que vão fazer parte do atendimento de saúde da população local, dentro dessas unidades, o que, para o cenário de graduação, de formação, também será muito importante”, afirma o docente e coordenador do curso de Medicina da UNILA, Luis Fernando Zarpelon. Na parceria com o município de São Miguel do Iguaçu, está previsto, além dos estágios dos acadêmicos, o desenvolvimento de pesquisas científicas, em conjunto com o curso de Medicina da Universidade.

Os estudantes irão estagiar na Maternidade de baixa complexidade, nas áreas de obstetrícia, saúde da mulher e de pediatria. Já no Pronto Atendimento, os discentes vão atuar no primeiro nível de atendimento de urgência e emergência. O curso de Medicina da Universidade também irá colaborar no planejamento dos serviços e fluxos de atendimento do Complexo Hospitalar.

“Estamos trabalhando com programas de atendimento à saúde, pesquisa e extensão não só em Foz do Iguaçu, como também em outros municípios da 9ª Regional de Saúde”, aponta Zarpelon. Essa Regional abrange, ainda, os municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Ramilândia, Medianeira, Matelândia, Santa Terezinha do Itaipu, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu. Ele destaca, dentre esses trabalhos, a pesquisa “Estabelecimento do perfil de adoecimento oncológico da população de Missal” e outro projeto que está em desenvolvimento com a Associação de Portadores de Parkinson de Medianeira.