Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Música

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Música

Podem participar da seleção estudantes que fizeram uma das cinco últimas edições do Enem (2015 a 2019)
publicado: 16/01/2020 08h00, última modificação: 17/01/2020 15h12

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo do curso de Música (bacharelado) da UNILA . Neste ano, poderão participar da seleção estudantes que concluíram ou estão em vias de concluir o ensino médio e fizeram, pelo menos, uma das cinco últimas edições do Enem (2015 a 2019). As inscrições terminam às 17h do dia 28 de janeiro e devem ser realizadas por meio de preenchimento de formulário eletrônico. As regras e o link para a inscrição estão disponíveis no edital PROGRAD 002/2020.

O candidato deve optar por uma das duas ênfases do curso: pesquisa em música ou práticas interpretativas, que está dividida em cinco formações (canto, percussão, piano, violão e criação musical). Estão sendo ofertadas 18 vagas: 3 para pesquisa em música; 2 para canto; 3 para criação musical; 4 para percussão; 3 para piano; e outras 3 vagas para violão (confira o quadro). Caso as vagas não sejam preenchidas, os membros da banca avaliadora poderão remanejá-las entre as ênfases e formações musicais.

A UNILA reserva 61,11% do total de vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, inclusive em cursos de educação profissional técnica. Todos os candidatos inscritos nas vagas reservadas às cotas, terão sua documentação analisada e comprovada por bancas específicas a cada modalidade.

Música é o único curso da UNILA que não utiliza o Sisu para a seleção de estudantes. Na inscrição eletrônica, o candidato deve apontar o número da inscrição do Enem e o ano em que realizou o exame. O processo seletivo possui duas etapas, sendo a primeira delas o desempenho do Enem.

Na segunda etapa, os candidatos habilitados devem preencher formulário eletrônico, disponibilizado por meio de link no edital que será publicado com o resultado da primeira etapa. Também devem escrever uma carta de apresentação justificando a escolha da ênfase e/ou formação e, ainda, enviar um vídeo composto por uma apresentação musical, no qual o candidato demonstre habilidade na ênfase e/ou formação escolhida no ato da inscrição.

O resultado da primeira etapa deverá ser divulgado no dia 31 de janeiro, no portal de editais da UNILA. A convocação para a segunda fase (prova de habilidades específicas) será no dia 5 de fevereiro, e as inscrições para essa fase acontecem de 5 a 10 de fevereiro. O resultado final sai no dia 18 de fevereiro. A matrícula presencial deve ser realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro.

Curso de música

O curso tem duas interfaces principais: a pesquisa em linguagem musical, história e repertório; e a possibilidade de desenvolvimento técnico, estético e de performance para violão, canto, piano e percussão.

O diferencial do bacharelado em Música da UNILA é, além da ênfase na pesquisa, a abertura para a música popular, através do estudo da sua história, da prática instrumental e de disciplinas como improvisação, harmonia e arranjo.

A carreira é caracterizada pela ênfase na pesquisa musicológica e etnomusicológica, voltada para o estudo da história e linguagem musical de tradição europeia ocidental e para a produção musical da América Latina e Caribe, com estudos dos processos de formação destas culturas musicais e suas particularidades.