Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 10 motivos para escolher a UNILA no Sisu 2020
conteúdo

Processo Seletivo

10 motivos para escolher a UNILA no Sisu 2020

Saiba por que você deve concorrer a uma das 823 vagas que a Universidade oferta para alunos brasileiros
publicado: 20/01/2020 11h12, última modificação: 21/01/2020 09h35

Nesta terça-feira (21), inicia o período de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O SiSU é a porta de entrada para ingresso em várias instituições de ensino superior, entre elas a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), a universidade federal de Foz do Iguaçu que tem vocação internacional.

Até domingo (26), às 23h59, estudantes que fizeram o Enem em 2019 podem inscrever-se diretamente no site do SiSU. E se você ainda está na dúvida sobre qual Universidade escolher, apresentamos aqui 10 motivos para você concorrer a uma das 823 vagas da UNILA no SiSU 2020.

1. Cursos de graduação de qualidade

Ao optar pela UNILA no SiSU você pode escolher entre 28 cursos de graduação, de várias áreas do conhecimento. E embora a UNILA seja considerada uma instituição nova – completou 10 anos em 2020 – seus cursos de graduação já são reconhecidos pela qualidade. Dos 25 cursos já avaliados pelo Ministério da Educação, 24 receberam notas 4 e 5 (muito bom e excelente). O resultado das avaliações institucionais mostram o compromisso da UNILA com o ensino público, gratuito e de qualidade.

A UNILA localiza-se na fronteira mais movimentada do Brasil2. Localização privilegiada

A UNILA é a universidade federal de Foz do Iguaçu, cidade localizada na Tríplice Fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Argentina, a fronteira mais movimentada do Brasil. Uma das unidades da UNILA é o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), que fica ao lado da Usina de Itaipu, uma gigante da engenharia, considerada a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. A UNILA também é vizinha de um dos últimos locais de conservação da Mata Atlântica: o Parque Nacional do Iguaçu, um dos trechos de vegetação original da ecorregião da Floresta do Alto Paraná, hoje reduzida a menos de 5% de sua área original. Toda essa região é um grande laboratório a céu aberto para projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos por docentes e estudantes.


3. Vocação internacional

A UNILA é uma universidade com os pés fincados em Foz do Iguaçu e a mente voltada para a América Latina. Nesse sentido, os cursos são formatados para que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre a história e a realidade latino-americana. Ao formarem-se, o objetivo é que os egressos sejam capazes de contribuir para solucionar os problemas da região em suas áreas de atuação.


4. Uma Universidade bilíngue onde circulam várias línguas

Todo estudante da UNILA tem a possibilidade de aprender (pelo menos) um idioma estrangeiro. Durante os primeiros três semestres, os alunos fazem aulas de Espanhol no Ciclo Comum de Estudos, módulo curricular comum a todos os cursos da UNILA. O estudo do idioma Espanhol é obrigatório, porque a Universidade tem a proposta de ser bilíngue e muitas disciplinas são ministradas por docentes hispanofalantes. Mas, além do espanhol, a UNILA possibilita o acesso a vários outros cursos de línguas gratuitamente. O Programa Permanente de Línguas oferta, anualmente, oportunidades de capacitação de idiomas como guarani, inglês, alemão, grego, italiano, entre outras. As vagas são abertas para a comunidade interna (alunos e servidores) e também para a comunidade externa.


A convivência entre várias culturas é apontado como um dos principais diferenciais da UNILA5. Convivência com a diversidade

A formação na UNILA acontece em um ambiente universitário culturalmente diverso, com a presença de estudantes de mais de 29 países. Atualmente, a instituição tem alunos de todos os países da América Latina e de países como Síria, Rússia, Angola e Congo. A convivência entre várias culturas e nacionalidades enriquece a formação acadêmica e é apontada como um dos principais diferenciais da UNILA.


6. Mobilidade internacional

O intercâmbio com outras culturas também acontece por meio da Mobilidade Internacional, que proporciona uma experiência acadêmica enriquecedora para os estudantes da UNILA. A instituição já firmou convênios de intercâmbio com 36 universidades, do continente americano e europeu. A UNILA também integra o Programa Académico de Movilidad Educativa da Unión de Universidades de América Latina y el Caribe (PAME-UDUAL), que dá acesso a mais 80 universidades da América Latina e do Caribe.


7. Iniciação CientíficaNa Iniciação Científica alunos acompanham pesquisas, escrevem artigos e apresentam os resultados das investigações em eventos científicos

Durante o período do curso de graduação, os estudantes podem participar de programas da UNILA voltados para o aprimoramento científico-acadêmico e o desenvolvimento de novas competências. A Iniciação Científica (IC), por exemplo, tem o objetivo de despertar a vocação científica e tecnológica, descobrindo talentos potenciais entre estudantes de graduação. Ao ser selecionado pelo programa de IC, seja como voluntário ou bolsista, os alunos têm a oportunidade de acompanhar as pesquisas desenvolvidas por professores – muitos deles considerados referência em suas áreas -, escrever artigos e apresentar os resultados das investigações em eventos científicos dentro e fora da Universidade.

8. Projetos de extensão

Os alunos também se envolvem nos projetos de extensão, ações destinadas a integrar a UNILA e os diversos segmentos da sociedade de Foz do Iguaçu e da região. Além de contribuírem para o desenvolvimento da comunidade, a extensão é uma forma dos estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.


Biblioteca da UNILA possui acervo de 80 mil volumes9. Biblioteca latino-americana

Para promover a difusão do conhecimento e contribuir no ensino, na pesquisa e na extensão, a Universidade conta com a Biblioteca Latino-Americana da UNILA. São duas unidades (PTI e Jardim Universitário), que no total dispõem de um acervo de, aproximadamente, 80 mil volumes entre livros, CDs, DVDs e periódicos. Por meio da Biblioteca, os alunos também têm acesso a várias plataformas online para consulta a livros digitais e normas técnicas.

10. Pós-graduação

Desde a graduação, os alunos da UNILA estão em contato com pesquisas e discussões avançadas. Isso permite que, logo após a conclusão do curso, eles continuem a trajetória acadêmica na pós-graduação. Em Foz do Iguaçu, a UNILA é a instituição que concentra o maior número de programas de pós-graduação. São 12 cursos de mestrado e um curso de doutorado, permitindo formação continuada e pesquisas de ponta nas diversas áreas do conhecimento.