Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encontro anual da Socine inicia nesta terça-feira (07) na UNILA

Encontro anual da Socine inicia nesta terça-feira (07) na UNILA

Com o tema “Volverse Otras: políticas, imagens, sons e fronteiras”, o evento marca os dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade
publicado: 06/11/2023 15h06, última modificação: 07/11/2023 13h38

A UNILA recebe, nesta semana, o 26º Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). O evento tem início na terça-feira (07) e segue até o dia 10 de novembro, na unidade Jardim Universitário. Com o tema “Volverse Otras: políticas, imagens, sons e fronteiras”, o Encontro marca os dez anos do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade.

Além de cineastas e pesquisadores brasileiros, as atividades contarão com a participação de representantes da sétima arte de outros países da América Latina. A abertura ficará a cargo de Paz Encina, considerada uma das principais cineastas do Paraguai. Seu primeiro longa-metragem, Hamaca paraguaya (2006), foi o ganhador do Prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema no Festival de Cannes. E o filme Ejercicios de Memoria (2016) foi premiado como melhor documentário e melhor direção no Festival de Cartagena. A conferência de abertura está programada para às 19h30 no Auditório do JU. A programação também inclui o Grupo Chaski, do Peru, que irá trazer a experiência do cinema comunitário realizado naquele país.

Neste ano, o Encontro da Socine também reconhece a contribuição das professoras Mariarosaria Fabris (USP) e Virginia Flôres (UNILA) para os Estudos de Cinema e Audiovisual e para o Cinema Brasileiro. Mariarosaria será homenageada pela Socine no dia 07 às 19h15 no Auditório do JU. Já Virginia será homenageada pela Comissão de organização do encontro no dia 10 às 16h30.

Mais informações sobre o evento em https://www.encontrosocine-unila.com.br/.