Institucional
Enade irá avaliar quatro cursos da UNILA em 2018
A UNILA já está se preparando para a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nesta edição, serão avaliados os cursos de graduação em Administração Pública e Políticas Públicas; Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento; Relações Internacionais e Integração; e Serviço Social. De acordo com a Portaria que regulamenta o Enade 2018, a prova será aplicada apenas para estudantes concluintes. Os ingressantes, embora inscritos no sistema Enade, foram dispensados da realização da prova deste ano.
A aplicação da prova está agendada para o dia 25 de novembro e a participação é obrigatória para todos os estudantes convocados. Os discentes já foram inscritos pelos coordenadores de curso, mas devem acessar o sistema Enade para preencher o cadastro e o questionário do estudante, de acordo com os procedimentos e prazos definidos no cronograma do Edital Inep/MEC nº 40/2018.
Para esclarecer os procedimentos do Enade, está agendada uma série de encontros com alunos ingressantes e concluintes, coordenadores de curso e a procuradora institucional. Confira aqui o cronograma de reuniões.
A procuradora institucional da UNILA, Débora Viletti Zuck, lembra que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso. "O registro de participação ou dispensa é condição fundamental para a emissão do histórico escolar, pois será inscrito nele somente a situação regular, atestada pela efetiva participação no Exame ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação. A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório", explica.
Os resultados da prova do Enade e do questionário do estudante são utilizados para o cálculo de indicadores que mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país. Os dados auxiliam tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade. Além disso, constituem referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. "É necessário conhecermos e ampliarmos a cultura de avaliação na Universidade. O Enade permite verificar a efetividade da proposta formativa dos cursos, possibilitando aos cursos e às Instituições a avaliação de seus próprios projetos pedagógicos e práticas educativas face ao desempenho de seus estudantes, e identificar eventuais necessidades de melhoria", salienta a procuradora. Entre os indicadores que são calculados a partir do Enade estão o Conceito Enade (CE), o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
Para ver a lista dos discentes habilitados, a situação da inscrição, os conteúdos que serão avaliados no Exame e os principais documentos do Enade 2018, acesse https://www.unila.edu.br/enade-2018/.