Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em passagem por Foz do Iguaçu, presidente Lula reafirma compromisso com a UNILA

Em passagem por Foz do Iguaçu, presidente Lula reafirma compromisso com a UNILA

Durante posse do novo diretor-geral da Itaipu, Lula mostrou interesse em retomar as obras do Campus Niemeyer; Reitoria aguarda encontro com o presidente para apresentar propostas construídas nos últimos anos
publicado: 16/03/2023 15h28, última modificação: 16/03/2023 16h45

20230316RF0452.jpg

Nesta quinta-feira (16), durante a posse do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reafirmou seu compromisso com a UNILA. “Eu vi do helicóptero a UNILA. A UNILA foi uma universidade criada para que a gente tivesse um currículo latino-americano, uma história latino-americana, e que tivéssemos jovens de toda a América do Sul. Eu sonhava que já estivesse inaugurada a [obra da] UNILA. O meu compromisso é que vamos reconstruir a UNILA”, disse o presidente, durante a cerimônia.

A afirmação foi vista com entusiasmo pelo reitor da Universidade, professor Gleisson Brito, que afirmou que, nos últimos quatro anos, faltou apoio do Governo Federal para avançar, ainda mais, com a infraestrutura da instituição. “A UNILA fica feliz com a fala do presidente e está pronta para recebê-lo e apresentar todas as propostas e resoluções que foram construídas nos últimos anos. Já desenhamos propostas que vão desde convênios com a Itaipu Binacional e o estado do Paraná, até parceria com a União, e até mesmo a conclusão das obras paralisadas em modelos que sejam mais austeros e adequados à atual realidade orçamentária. Justamente por falta de apoio do Governo Federal, essas iniciativas não puderam avançar”, salientou Brito, que esteve presente na cerimônia de posse. O reitor destacou que há outras pautas importantes para discutir com o Governo Federal, como a necessidade de completar as vagas docentes dos cursos de graduação.

Atualmente, a UNILA conta com mais de 7 mil alunos, de 39 nacionalidades. Além de estudantes latino-americanos, a Universidade recebe alunos de outros continentes que estão no Brasil como refugiados ou portadores de visto humanitário. As atividades acadêmicas da instituição acontecem em três unidades de Foz do Iguaçu: na unidade Jardim Universitário, no Parque Tecnológico Itaipu e no Campus Integração – primeira unidade própria da UNILA, inaugurada no início de 2023, que já está com um prédio de aulas em funcionamento e outro em construção.

Ensino e pesquisa são instrumentos de transformação social

enio verri.jpeg
Verri destacou o papel da educação

A importância das instituições superiores de ensino para a região Oeste do Paraná também foi pauta do discurso do novo diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, o ex-deputado federal Enio Verri. “O Parque Tecnológico de Itaipu, que emergiu de uma parceria com a Unioeste, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana, nossa UNILA, e o Instituto Federal do Paraná (IFPR). Seus frutos já estão sendo colhidos e continuarão sendo colhidos pelas próximas gerações. Como professor, sei que as instituições de ensino e pesquisa são os verdadeiros instrumentos de transformação social”, afirmou.

Enio Verri também destacou o papel social da energia. "Há quem prefira abordar a energia somente pelo lado da economia, um insumo essencial do desenvolvimento, o que é rigorosamente verdadeiro. Porém, prefiro ressaltar a dimensão social da energia. A universalização do acesso é condição habilitante a uma cidadania plena do século 21", discursou.

Fotos na página: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional

registrado em: