Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Editora da UNILA lança livro sobre Josefina Plá
conteúdo

Institucional

Editora da UNILA lança livro sobre Josefina Plá

Obra inédita voltada para o leitor brasileiro sobre a escritora e artista espanhola reúne múltiplas facetas de seu trabalho e a identificação com a cultura paraguaia
publicado: 09/02/2021 10h00, última modificação: 09/02/2021 10h18
chamada para lançamento

chamada para lançamento

Não por acaso que o subtítulo do livro é “uma produção múltipla e moderna desde a cultura paraguaia”, pois se inspira nas diversas possibilidades que a escritora e artista Josefina Plá oferece para o leitor brasileiro. A obra, organizada por Débora Cota (docente da UNILA) e Daiane Pereira Rodrigues (doutoranda em Letras pela UFPR), é uma homenagem que tem como base a divulgação de estudos sobre as atividades da escritora.

chamada para lançamentoNo dia 11 de fevereiro, às 19h15, será realizada uma live de lançamento do livro, com a participação de autores, que será transmitida pelo canal da UNILA no YouTube. A obra completa já pode ser acessada pela página da EDUNILA, com download gratuito.

Em 2019, completaram-se 20 anos da morte de Josefina Plá. A publicação reúne pesquisas que introduzem o leitor ao grande universo artístico e cultural explorado pela escritora: os trabalhos com a arte popular paraguaia, a produção poética e intimista, a condição de estrangeira, o interesse pela formação híbrida da identidade paraguaia e latino-americana ou ainda a perspectiva com relação à questão da mulher.

O livro está dividido em três eixos temáticos. No primeiro deles, três capítulos apresentam diferentes perspectivas sobre a importância de Plá para a construção da modernidade no país vizinho e na América Latina, buscando elementos como a produção cerâmica como articuladora do interesse de Plá pela cultura popular paraguaia. Traz também a análise sobre dois de seus contos a partir da perspectiva das mobilidades culturais e a contribuição da autora à cultura latino-americana, destacando as articulações entre modernidade e cultura popular em sua obra.

A segunda parte do livro é centrada na produção poética da artista, tratando de temas como a morte e o amor. Já o último eixo traz discussões sobre o feminismo, a partir da análise de contos e poesias da autora que mostram como suas criações estão relacionadas ao protagonismo dado à mulher paraguaia e à perspectiva pós-colonial, retratando a força e a tradição guarani na formação da identidade nacional. O posfácio do livro traz um pouco da biografia intelectual de Plá e informa sobre algumas de suas passagens pelo Brasil e o seu interesse pela literatura brasileira.

De acordo com as organizadoras, espera-se que a publicação, que surge com o desejo de unir estudos sobre a autora e divulgar sua variada produção, sirva de introdução àqueles que ainda não tiveram contato com as obras ou as atividades de Josefina Plá. E que também contribua para as discussões sobre a literatura paraguaia, principalmente para as pesquisas que se voltam à América Latina e sua cultura.