Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Diana Araujo Pereira é nomeada reitora da UNILA
conteúdo

Institucional

Diana Araujo Pereira é nomeada reitora da UNILA

Decreto foi publicado na quarta-feira (14), no Diário Oficial da União, para o mandato de quatro anos
publicado: 14/06/2023 10h22, última modificação: 14/06/2023 10h44

A professora Diana Araujo Pereira foi nomeada reitora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O decreto foi publicado nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial da União, para o mandato de quatro anos. É a segunda docente eleita pela comunidade universitária para ocupar o cargo da Reitoria da UNILA. A posse oficial ainda será marcada pelo Ministério da Educação.

A nova reitora foi eleita em sessão extraordinária do Conselho Universitário (CONSUN) realizada no dia 19 de maio. Na ocasião, os conselheiros confirmaram o nome de Diana, que foi escolhida em consulta pública à comunidade acadêmica.

Diana Araujo Pereira é professora da UNILA desde 2010, sendo uma das primeiras docentes da instituição. Graduada em Português-Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na mesma instituição fez mestrado e doutorado em Língua e Literaturas Hispânicas, onde também realizou estudos de pós-doutorado até 2010.

Ao ingressar como docente na UNILA, colaborou para a criação dos primeiros cursos de graduação da instituição. É professora do curso de Mediação Cultural - Artes e Letras e do mestrado Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, atualmente sob sua coordenação.

Também já atuou na coordenação do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes, e do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH). Na área administrativa, esteve à frente da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT) e do Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA). Diana desenvolve pesquisa nas seguintes linhas: Mediação cultural, poesia latino-americana, fronteiras e interculturalidade.

registrado em: ,