Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura obtém nota máxima no Conceito Preliminar de Curso
conteúdo

Institucional

Curso de Engenharia Civil de Infraestrutura obtém nota máxima no Conceito Preliminar de Curso

Outros três cursos obtiveram nota 4, considerada Muito Boa, no índice que avalia a qualidade das instituições de ensino superior
publicado: 11/12/2020 12h46, última modificação: 11/12/2020 12h46

O curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA recebeu nota máxima, ou seja, nota 5, no Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2019, um indicador de qualidade do Ministério da Educação (MEC) que avalia os cursos de graduação de instituições públicas e privadas. O curso foi o único com nota máxima entre os 38 cursos de instituições iguaçuenses avaliados em 2019. Outras três carreiras da UNILA – Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Química e Medicina – obtiveram nota 4, considerada ‘Muito boa’.  Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (9) pelo MEC e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A nota do Conceito Preliminar de Curso varia de 1 a 5 e agrega quatro dimensões da qualidade da educação. O índice é calculado a partir do desempenho dos estudantes no Enade, o valor agregado pelo processo formativo medido pelo Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), além de informações referentes à titulação e ao regime de trabalho dos docentes, bem como a percepção dos alunos sobre aspectos como infraestrutura e recursos didático-pedagógicos oferecidos ao longo do curso. Esta última dimensão é aferida por meio das respostas colhidas no Questionário do Estudante, do Enade.

Além de medir a qualidade, o indicador é utilizado como critério na construção de matriz de distribuição orçamentária governamental. Iniciativas e políticas do Governo Federal, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), também utilizam o conceito como requisito para participação nos programas ou distinção entre o conjunto de cursos.

Na edição de 2019, foram avaliadas graduações das áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, vinculadas a 1.215 instituições de educação superior. Confira aqui os resultados. 

Com informações do Inep.