Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso de Antropologia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Curso de Antropologia recebe nota máxima em avaliação do MEC

Esta é a segunda carreira da UNILA avaliada com nota 5; dos 29 cursos da Instituição, 16 já passaram pelo processo de reconhecimento
publicado: 05/07/2018 17h11, última modificação: 11/01/2019 23h18

O curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana, da UNILA, recebeu nota 5, em uma escala de 1 a 5, durante o processo de avaliação para a renovação do reconhecimento do curso, realizado no mês de junho de 2018. Este é o segundo curso da UNILA que recebe nota máxima; o primeiro foi Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento. De acordo com as informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), cursos com conceito 5 são aqueles avaliados como de excelência, servindo como referência para os demais.

A avaliação, feita por docentes de outras instituições de ensino superior e indicados pelo Inep, leva em consideração o perfil e o objetivo do curso, a estrutura curricular, as atividades desenvolvidas, o corpo docente e a infraestrutura universitária. O curso de Antropologia já tinha sido reconhecido com conceito 3, em 2014. Para o coordenador, Antonio de la Pena García, a elevação da nota se deve a melhorias na estrutura da Universidade como um todo, além do empenho do corpo docente e técnico do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH), ao qual o curso de Antropologia é vinculado.

“Atualmente, 100% dos docentes de Antropologia são doutores. Todos têm uma alta produção acadêmica e são muito atuantes nas áreas de pesquisa, pós-graduação e extensão. Ou seja, nossos docentes têm um vínculo ativo e um envolvimento com a vida universitária que, certamente, impactam positivamente na qualidade do nosso curso e de nossos egressos”, destaca de la Pena.

Durante a visita, os avaliadores conheceram o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural (NIPPEI) e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Língua(guem) e Interculturalidade (NIELLI), estruturas que desenvolvem atividades e estudos para diminuir a evasão e dar apoio às demandas pedagógicas dos docentes e alunos dos cursos do ILAACH. Os avaliadores também elogiaram o trabalho da equipe da Biblioteca da UNILA. “Nossos bibliotecários disponibilizaram, no acervo digital, a relação de livros do projeto político pedagógico, que estão disponíveis para acesso on-line. Os avaliadores elogiaram essa prática e pretendem recomendá-la para outras universidades”, disse o coordenador do curso.

Dos 29 cursos da UNILA, 16 já foram reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além de Antropologia, o curso de Ciências Econômicas também obteve a nota máxima. Os cursos de Música, Cinema e Audiovisual, História – América Latina, Letras – Artes e Mediação Cultural, Ciências da Natureza, Ciências Biológicas, Saúde Coletiva, Ciência Política e Sociologia, Relações Internacionais e Integração, Geografia – Bacharelado, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil de Infraestrutura e Engenharia de Energia receberam nota 4. Já Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar recebeu nota 3 no processo de reconhecimento.

O curso

O curso de Antropologia – Diversidade Cultural Latino-Americana, da UNILA, está focado na formação de profissionais e pesquisadores atentos às temáticas relativas aos processos de dependência e da história colonial, à teoria pós-colonial, à exclusão decorrente das hierarquias sociais, aos movimentos sociais e aos processos de cidadania. O curso tem 129 alunos regularmente matriculados e 73 formados.

O egresso do curso está capacitado para prosseguir em estudos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, além de desenvolver diversas funções nos órgãos governamentais, no setor empresarial e em agências não governamentais, destacando-se atividades ligadas à gestão de projetos de promoção social, de produção cultural, de gestão, de proteção e de difusão de patrimônios culturais e naturais. Dentre suas competências, destaca-se a capacidade teórico-metodológica para definição e operacionalização de pesquisas empíricas orientadas ao conhecimento sistemático e aprofundado das práticas e dos valores culturais de coletivos humanos.