Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica desenvolve projetos on-line durante o período de pandemia

Comunidade acadêmica desenvolve projetos on-line durante o período de pandemia

Objetivo é continuar com a produção de conteúdos e a interação com a comunidade, mesmo com o distanciamento social
publicado: 24/09/2020 13h55, última modificação: 24/09/2020 15h38

Impedidos de desenvolver atividades presenciais durante a pandemia de Covid-19, docentes e alunos da UNILA estão migrando alguns projetos para plataformas on-line, com o objetivo de dar seguimento à interação com a comunidade durante o período de distanciamento social. O projeto de extensão “Educomunicação e Cultura Guarani” lançou, há poucos dias, o portal Educom Guarani, que reúne material das ações realizadas pelo projeto desde 2018 em aldeias indígenas do Paraná. O site conta com fotos, áudios e vídeos produzidos durante as oficinas formativas que foram ofertadas para estudantes e educadores de aldeias da região Oeste do Estado. Além de disponibilizar o material, o objetivo do Educom Guarani é incentivar a criação de novos conteúdos entre os participantes do projeto, mesmo durante o período de isolamento social.

Para a coordenadora do projeto, professora Laura Fortes, o site Educom Guarani também é uma ferramenta para Site reúne material audiovisual produzidos em oficinas formativas ofertadas em aldeias da região Oeste do Paranáque toda a comunidade conheça mais sobre a diversidade das comunidades Guarani. “As ações do projeto estão voltadas à Educomunicação como uma proposta de ação pedagógica decolonial e decolonizante. Nesse sentido, tanto o site quanto a presença nas redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube, resultaram de ações e demandas das próprias comunidades Guarani participantes do projeto. Esse processo de visibilidade da língua-cultura e de seus saberes tem constituído uma experiência intercultural dinâmica, que coloca em circulação os saberes e formas de viver e pensar, a partir das linguagens e recursos propostos pelas comunidades, buscando combater estereótipos e dialogar com a sociedade”, explicou. O projeto tem entre seus objetivos promover o desenvolvimento da expressividade, a apropriação dos meios de comunicação e o trabalho coletivo, visando à valorização da cultura Avá Guarani, por meio da produção audiovisual.

Mesmo durante o período de isolamento social, os integrantes do projeto continuam produzindo conteúdos para o site e para as redes sociais, a partir de materiais gravados antes da pandemia e de vídeos produzidos pelas comunidades indígenas. A equipe também está organizando uma live do projeto, prevista para o dia 20 de outubro, em articulação com as comunidades Añetete e Itamarã, de Diamante D’Oeste.

Ecologia e Saúde

Também já está no ar o portal Ecologia e Saúde, que tem o objetivo de divulgar informações de cunho científico sobre a dengue e demais arboviroses associadas aos mosquitos do gênero Aedes. O novo site também pretende ser uma ferramenta para apoiar o ensino e a pesquisa em Ciência, de modo a incentivar a interação do público com o mundo científico.

Os conteúdos envolvem três projetos de extensão da UNILA: "Ecologia e saúde: ciência cidadã para monitoramento da dengue"; "Conhecendo o Aedes aegypti e Aedes albopictus, os mosquitos dos vários vírus"; e "Jornal Ciências na Escola". A equipe é formada por alunos e professores da UNILA, dos cursos de Biotecnologia, Ciências Biológicas, Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar, e Medicina.

O grupo também promove, de 5 a 8 de outubro, o webinar "Conhecendo os mosquitos Aedes, os transmissores da dengue e de outras doenças". As inscrições estão abertas, até 4 de outubro, pelo site https://linktr.ee/projetoaedes. O evento será transmitido via Youtube, sempre às 19h. A atividade é gratuita e terá certificação.