Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica desenvolve ações de acolhimento aos novos estudantes

Comunidade acadêmica desenvolve ações de acolhimento aos novos estudantes

Atividades buscam colaborar com a adaptação dos calouros à vida universitária e contribuir com a permanência no ensino superior
publicado: 20/02/2019 18h00, última modificação: 25/02/2019 13h54

A UNILA começa a receber, neste mês de fevereiro, os novos estudantes que irão ingressar nos 29 cursos de graduação ofertados pela Universidade. Pensando em fomentar a integração e o acolhimento dos calouros, a comunidade acadêmica está desenvolvendo 20 ações, que foram selecionadas, no final de 2018, por um edital específico. Entre os coordenadores dos projetos estão estudantes, professores e técnico-administrativos.

Apesar de ser a primeira vez que a UNILA lança um edital desse tipo, a adesão foi grande. “Tivemos mais de 50 propostas de ações inscritas para as 20 bolsas previstas no edital. Isso mostra que a comunidade tem uma perspectiva de acolher quem chega. Então, a procura representa que essa é uma estratégia institucional em que vale a pena investir”, ressalta a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ana Paula Araújo Fonseca. Ela destaca também que alguns responsáveis por projetos que não foram selecionados pelo edital se dispuseram a desenvolver as atividades voluntariamente.

As ações têm temáticas variadas, sempre com a preocupação de dar, a quem está chegando, a possibilidade de compreender tanto a Universidade quanto a cidade. “Temos ações que trabalham as questões de alimentação, moradia, atividades físicas, entre outros temas. Os projetos passam aos ingressantes uma visão de todo o universo com o qual eles entrarão em contato, que não se restringe apenas à sala de aula”, explica Ana Paula. “Ter a sensibilidade de olhar para a diversidade de discentes que a gente recebe é fundamental. Em relação aos estudantes internacionais, por exemplo, ter uma rede de apoio na Universidade ajuda muito para amenizar esse impacto com a mudança”, complementa a pró-reitora.

De acordo com o edital, as ações devem ser executadas no período entre janeiro e junho, podendo ser estendidas até o final do ano. “Esses primeiros meses do estudante na Universidade são fundamentais. Por isso, a ideia de garantir que as atividades contemplassem pelo menos o primeiro semestre”, afirma Ana Paula.

Apoio à permanência

Eduard Araujo é estudante de Medicina e coordena a ação “Marmitinha Unileira”, que visa apresentar aos calouros o que Foz do Iguaçu tem a oferecer na área da alimentação, mostrar a importância de manter uma alimentação saudável, além de realizar oficinas de marmita. Para elaborar a proposta, ele usou como base sua própria experiência nos primeiros meses em Foz do Iguaçu. “Por eu ter vindo de Goiás para o Paraná para estudar, tive um choque muito grande com a culinária local, que é bem diferente do que eu estava acostumado a comer. Além disso, outro dilema que tive foi em relação à alimentação saudável. Como eu iria conciliar minha realidade de estudante e o pouco tempo livre com uma alimentação balanceada? Para resolver essa questão, eu encontrei a opção das marmitas. E para o projeto do edital de acolhimento eu pensei: se eu que vim de outro estado tive dificuldade com a alimentação, imagina as pessoas que trocam de país”, contou o acadêmico.

Araujo destaca que o desenvolvimento dessas ações de acolhimento é fundamental para a permanência desses novos estudantes. “Essa oportunidade que eles estão tendo de serem acolhidos e introduzidos à cultura da Universidade e da cidade é uma forma de criar um vínculo desses alunos com a Instituição. Quando você se propõe a mostrar para a pessoa que ela é bem-vinda, cria-se um laço que torna muito mais fácil o processo de adaptação ao novo local onde ela está sendo inserida”.

O edital de acolhimento de ingressantes foi publicado conjuntamente pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais (PROINT), Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e Reitoria.

Confira a lista de projetos selecionados pelo edital de acolhimento:

- Ciclo de debates interreligioso-cultural como parte de la integración latinoamericana;
- Conhecimentos de Ori: ancestralidade e vivências artístico-culturais negras na/da América Latina e Caribe;
- Contacto bilingüe, recebimiento de hispanohablantes unileros 2019;
- Proyecto capibara, integrados como Abia Yala. Recebimiento de estudiantes unileros 2019;
- Gênero e diversidade no acolhimento às estudantes nacionais e internacionais ingressantes na UNILA em 2019;
- Marmitinha Unileira;
- Migrar pensamentos: itinerâncias sobre os direitos do refugiado no Brasil, uma visão desde a UNILA;
- Empoderando-me do novo sistema de saúde: atendimento local do Sistema Único de Saúde no município de Foz do Iguaçu–PR;
- UNILA Multilíngue – Integração Linguística na Universidade;
- Cocinando la integración;
- Vamos em bici: mobilidade ativa e integração;
- Festival Cultural da Integração;
- Promoção da saúde mental dos estudantes nacionais e estrangeiros ingressantes na UNILA;
- Consciência em transe, integração e diversidade cultural;
- Talleres de integración a través de la danza folclórica de América Latina;
- Tapguahê porãite tekoha guasu UNILA;
- Horta sustentável e oficinas interculturais;
- Oficinas comunitárias de percussão e dança de maracatu;
- Caminhos da Tríplice Fronteira;
- Capoeira: autonomia para gingar na fronteira.