Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Candidatos de 23 países participam das seleções internacionais da UNILA

Candidatos de 23 países participam das seleções internacionais da UNILA

No segundo semestre de 2022, a Universidade ofertou 708 vagas em três modalidades de ingresso voltadas a alunos estrangeiros
publicado: 28/11/2022 17h32, última modificação: 28/11/2022 17h50

Os processos seletivos internacionais da UNILA receberam inscrições de candidatos de 23 países no segundo semestre de 2022. A Universidade ofertou 708 vagas nas três modalidades de ingresso de alunos estrangeiros: o Processo Seletivo Internacional (PSI), o Processo Seletivo de Indígenas (PSIN) e o Processo Seletivo para Refugiados e Portadores de Visto Humanitário (PSRH). Os novos alunos aprovados começam suas atividades na UNILA no primeiro semestre letivo de 2023.

No PSI, que é voltado para estudantes de toda a América Latina e do Caribe, um dos destaques foi o grande número de candidatos haitianos. “Muitos haitianos buscam deixar o seu país natal por conta da situação política e socioeconômica, e a oportunidade de educação superior acaba sendo uma porta de entrada para aqueles que querem vir para o Brasil”, explicou o pró-reitor de Relações Institucionais e Internacionais, Rodrigo Medeiros.

O PSI também recebeu um grande número de inscritos do Paraguai (186), Colômbia (135), Peru (107), Venezuela (56) e Argentina (31). “O que percebemos ao longo dos anos é que a UNILA vem se consolidando em toda a América Latina como uma instituição de qualidade e preocupada com a internacionalização. Por conta disso, a Universidade está em contato constante com os representantes consulares do Brasil em cada país, que acompanham todas as etapas do processo. Isso garante mais transparência e seriedade à seleção", destacou a coordenadora de Relações Internacionais, Gladys A. Velez Benito. O resultado final do PSI já foi publicado e, no mês de janeiro, os aprovados serão convocados para fazer o pré-cadastro online.

Também em janeiro, os candidatos aprovados no PSIN deverão fazer o pré-cadastro online. A seleção aceita inscritos de todos os países da América Latina, incluindo o Brasil, desde que sejam integrantes de povos indígenas. A maior parte dos candidatos foi de brasileiros (305), mas também há representantes da Guatemala, Colômbia, Equador, Peru e Argentina.

Já no PSRH, além de candidatos latino-americanos e caribenhos, há na relação de inscritos nacionais de Gana, República do Congo e Angola. Para participar desse processo, os candidatos já devem portar visto de refúgio ou visto humanitário e ter domínio de português ou espanhol. De acordo com o Edital, a publicação da Classificação Geral Provisória está prevista para o dia 1º de dezembro.