Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assembleia universitária e ações nas ruas marcaram dia em defesa da educação

Vida Universitária

Assembleia universitária e ações nas ruas marcaram dia em defesa da educação

Data foi reservada para o debate e para manifestações contrárias ao corte no orçamento das universidades e institutos federais
publicado: 16/05/2019 17h00, última modificação: 16/05/2019 17h42
Exibir carrossel de imagens Dezenas de pessoas com cartazes em defesa da educação pública e gratuita

Dezenas de pessoas com cartazes em defesa da educação pública e gratuita

Os bloqueios orçamentários realizados pelo Ministério da Educação em toda a rede de ensino técnico e superior do país mobilizaram as comunidades acadêmicas da UNILA, IFPR, Unioeste, UTFPR, além de servidores e alunos da rede estadual de ensino, para uma grande marcha que ocupou praças e ruas de Foz do Iguaçu nesta quarta-feira (15). Na UNILA, também ocorreu uma assembleia universitária para debate sobre o contexto atual.

Dezenas de pessoas com cartazes em defesa da educação pública e gratuita

As atividades na Universidade tiveram início logo pela manhã, com a realização de uma assembleia universitária com o tema “Bloqueio orçamentário na UNILA”. Ao longo do encontro, o reitor, integrantes das entidades representativas de discentes, docentes e servidores técnico-administrativos, e membros da comunidade acadêmica tiveram a oportunidade de debater os impactos do bloqueio nas atividades da Universidade. Além disso, foram foco do debate ações que serão realizadas pela comunidade acadêmica em defesa da educação pública.

No período da tarde, a comunidade acadêmica da UNILA se juntou a estudantes, servidores técnicos e docentes do IFPR, UTFPR e Unioeste e estudantes secundaristas para uma marcha, que teve início por volta das 17h30. A concentração dos manifestantes começou duas horas antes, em frente ao Bosque Guarani, com a apresentação de pôsteres de projetos de pesquisa e extensão das universidades para a população do Terminal de Transporte Urbano. Com faixas e cartazes e acompanhados por baterias, os manifestantes saíram do Bosque e seguiram pela Avenida JK, até a Praça da Paz.

Duas jovens seguram cartazes com dizerem em defesa da educação

Duas jovens pintam o rosto para a manifestação

Estudantes secundaristas também participaram da manifestação