Institucional
Arquiteto responsável pelas obras do Campus Arandu visita UNILA
Uma comitiva formada por gestores, estudantes e técnicos acompanhou a visita de Jair Valera
O arquiteto Jair Valera esteve reunido com a reitora Diana Araujo Pereira e uma comitiva de gestores de diferentes áreas, na semana passada, para conhecer as necessidades e demandas relacionadas ao Campus Arandu, principalmente as de cultura e laboratórios. Ele visitou as instalações da unidade Jardim Universitário e do Edifício Almada, acompanhado pela comitiva.
Valera, que trabalhou com o arquiteto Oscar Niemeyer, é o responsável pela revisão dos projetos e normas relacionadas ao novo campus. As obras em andamento contemplam a fase 1 do projeto original que inclui o bloco de aulas, o prédio administrativo e uma terceira edificação para abrigar a biblioteca e o restaurante universitário. O projeto original completo inclui ainda um prédio para laboratórios e o teatro, que compõem a chamada fase 2 das obras.

- Valera, ao centro, com Diana, Rodne Lima (vice-reitor), Andreia Moassab (PROEX) e Diogo Bastian (PROAGI)

- O arquiteto visitou laboratórios da UNILA
“Ele veio conhecer os espaços atuais e conversar com as pessoas que vão usar os novos espaços que estão sendo projetados”, explica a reitora. “O campus desenhado por Niemeyer é anterior à existência da Universidade. Foi uma oportunidade importante para mostrar a cara da UNILA atual”, completou. Valera lembrou que Oscar Niemeyer projetava as universidades sempre buscando a integração dos alunos. “Ele fez cinco universidades. Todas com essa ideia de integração. Um prédio único para as salas de aula, para os alunos se encontrarem e falar da vida, de filosofia, política e não só de sua área de estudo. Eu acho que a universidade tem que ser isso”, comentou.
O prédio que irá abrigar a biblioteca e restaurante universitário deve ser finalizado em junho deste ano e a Reitoria já iniciou as conversas com o Unops, sobre a viabilidade de sua ocupação. Unops é o escritório das Nações Unidas para projetos de infraestrutura responsável pelo gerenciamento do projeto, cuja obra é financiada pela Itaipu Binacional. “Nossa intenção é otimizar o uso desta primeira edificação – Biblioteca e RU – embora a obra continue sendo executada nos outros prédios. Com planejamento, acreditamos ser possível dar uso a esta parte do Campus, sempre priorizando a segurança da comunidade”, disse Diana. As outras edificações devem ser entregues até agosto de 2027.
Paralelamente à construção do Campus Arandu, a Reitoria busca ampliar a infraestrutura necessária ao funcionamento da UNILA em sua plenitude. Um dos pontos prioritários é a construção de um Hospital Universitário, para atender os cursos da área de saúde. “Estamos solucionando as nossas necessidades em infraestrutura de muitas formas e uma das prioridades é termos o hospital universitário para não só atender os cursos da área da saúde, mas para, principalmente, poder atender as demandas da cidade. Há uma deficiência muito grande na saúde pública de Foz do Iguaçu. Precisamos de um hospital universitário e tenho insistido bastante nisso”, diz Diana.

- Uma comitiva formada por gestores, estudantes e técnicos acompanhou a visita de Jair Valera
Saiba mais
