Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acervo de quase 20 mil títulos está disponível para a comunidade

Acervo de quase 20 mil títulos está disponível para a comunidade

A Biblioteca da UNILA funciona no PTI e no Jardim Universitário; qualquer pessoa pode consultar o acervo e utilizar os espaços para estudos e leituras
publicado: 29/01/2018 23h00, última modificação: 11/01/2019 23h19
Exibir carrossel de imagens O acervo de quase 20 mil livros está disponível para consulta de alunos e comunidade

A Biblioteca da UNILA (BIUNILA) possui atualmente um total de 19.902 títulos e 70.780 exemplares, divididos entre as duas unidades: a do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a do Jardim Universitário (JU). Todo o acervo está disponível à comunidade da região (para consulta local) - confira, ao final da reportagem, os procedimentos para acesso às bibliotecas.

Em 2017, o setor contabilizou a aquisição de 726 livros e DVDs que constam nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), além da doação de 1.398 obras. No total, são mais de 5 mil exemplares, já incorporados ao acervo. Também está aberto à consulta o repositório da UNILA, que conta com uma média de 2.400 produções acadêmicas - como artigos, trabalhos de conclusão de curso e de mestrado - de docentes, estudantes e pesquisadores da Universidade.

A BIUNILA também disponibiliza diversas bases de dados com conteúdo relacionado às áreas de interesse dos cursos de graduação e pós-graduação, ofertados pela Universidade. Dentre as bases estão a Mienciclo, Portal da Capes, E-book Academic Collection, Loja do IBGE e Portal da Saúde. Além delas, é possível acessar, por meio da biblioteca, periódicos on-line e e-books disponibilizados gratuitamente, com acesso garantido por meio da licença Creative Commons.

Em 2018, a BIUNILA pretende incorporar novas bases de dados para melhorar os serviços de pesquisa aos usuários. Outra meta para este ano é aprimorar os contatos com outras instituições latino-americanas, a fim de fortalecer os laços de integração e firmar convênios que permitam acesso ao acervo virtual de bibliotecas de outros países. “Além disso, os PPCs estão passando por algumas atualizações com os coordenadores de cursos, para garantir que as compras sejam feitas de modo a atender às demandas, evitando, assim, gastos com materiais bibliográficos desatualizados”, aponta a bibliotecária Suzana Mingorance, coordenadora da BIUNILA.

Atendimento ao público

Biblioteca do PTI    Biblioteca do Jardim Universitário

Este mês, o setor de atendimento ao usuário realizou o inventário do acervo. Em função deste trabalho, até o dia 5 de fevereiro, a utilização do acervo deve ser feita somente nas sedes das bibliotecas, e o empréstimo estará liberado a partir dessa data.

A BIUNILA não emite carteirinhas para usuários externos (apenas para usuários com vínculos institucionais de parceiros da UNILA, como o PTI e a Itaipu Binacional). Portanto, o sistema de empréstimos está diretamente interligado ao registro dos discentes, docentes e técnicos da Universidade. No entanto, a biblioteca, seu acervo, seus espaços e o atendimento prestado por sua equipe estão disponíveis para qualquer pessoa que tenha interesse em realizar consultas, pesquisas ou que apenas precise de um local adequado para realizar leituras e estudos.

Na unidade do Jardim Universitário não são feitas exigências de documentos. Além dos materiais impressos, os usuários contam com computadores para consultar contas de e-mail, realizar pesquisas no acervo e buscar publicações eletrônicas em portais e bases de dados cujo acesso, normalmente restrito, é livre em toda a rede da UNILA.

Para facilitar o acesso do usuário, a BIUNILA disponibiliza uma consulta ao acervo on-line. Assim, é possível consultar quais unidades possuem as obras desejadas. Para acessar o PTI, é necessário enviar um e-mail para o endereço circulacao.biunila@unila.edu.br, com pelo menos 24 horas de antecedência, informando nome completo e RG.

Horários especiais

*Biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu (PTI): 8h às 18h
**Biblioteca do Jardim Universitário: 8h às 18h
*A Biblioteca do Parque Tecnológico Itaipu irá atender no horário das 8h às 22h a partir de 05/03, com o início das aulas dos cursos que ocorrem no PTI.
**A Biblioteca do Jardim Universitário volta a atender no horário das 8h às 22h a partir de 19/02, com o início das aulas do curso de Medicina.

registrado em: , ,