Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abertas as inscrições para seleção de alunos especiais em programas de pós-graduação da UNILA

Processo Seletivo

São ofertadas 30 vagas para o mestrado em Engenharia Civil, 21 para o de Políticas Públicas e Desenvolvimento e 16 vagas para o de Literatura Comparada
publicado: 11/07/2023 11h01, última modificação: 12/07/2023 09h30

Para quem tem interesse em fazer um mestrado, mas quer conhecer primeiro como funciona um curso dessa natureza, o ingresso como aluno especial em um Programa de Pós-Graduação é uma excelente oportunidade. Na UNILA, já está aberta a temporada de inscrições para ingresso como aluno especial para o segundo semestre deste ano e cada Programa passa a disponibilizar seus editais de seleção para os interessados em cursar uma disciplina isolada.

Como aluno especial, o estudante pode acompanhar as aulas, conhecer os professores e as linhas de pesquisa do Programa e, ao final, a disciplina concluída ainda pode ser aproveitada como crédito caso venha a ingressar, no futuro, como aluno regular. Três cursos estão com inscrições abertas e cada edital contém informações sobre as formas de ingresso, os prazos e os critérios de seleção.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECI) está oferecendo 30 vagas em três disciplinas, com inscrições que seguem até o dia 19 de julho. São ofertadas 10 vagas para cada uma das seguintes disciplinas: Estatística Aplicada; Machine Learning Aplicado a Modelos de Previsão e Tomada de Decisão; e Eficiência Energética. Os interessados podem se inscrever em até duas disciplinas, porém a matrícula como aluno especial permite cursar apenas uma disciplina por vez. Leia o edital com informações completas sobre a seleção.

O PPGECI está estruturado na área de concentração Construção e trabalha com três linhas de pesquisa: Materiais e Ecoeficiência; Esturutras; e Sustentabilidade e Inovação. Conheça mais acessando a página do Programa

Outro com inscrições abertas é o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD), que está ofertando até três vagas em sete disciplinas: Tópicos Especiais em Desenvolvimento: Administração Pública e Governança Estratégica; Tópicos Especiais em Políticas Públicas: Proteção Social, Migração e Fronteira; Economia e Planejamento do Desenvolvimento da Amazônia; Cultura, Sociedade e Desenvolvimento; Tópicos Especiais em Políticas Públicas: Técnicas de Amostragem por Questionários para Pesquisas Sociais; Tópicos Especiais em Políticas Públicas: Democracia, Sociedade e Desenvolvimento no Brasil; e Tópicos Especiais em Desenvolvimento: Planejamento Territorial Corporativo. As inscrições seguem até o dia 19 de julho e acesse o edital para mais informações.

Já o Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada (PPGLC) está oferecendo 16 vagas nas seguintes disciplinas: Memória, Corpo, Ritual: Literatura, Teatro e Performance na América Latina (6 vagas); Seminário em Tópicos Especiais de Literatura Comparada II (5 vagas); e Literatura e Violência na América Latina (5 vagas). Além da documentação exigida no edital, o candidato também deverá anexar uma carta de interesse dirigida ao professor da disciplina, apresentando as razões em querer cursá-la. Para esse Programa, as inscrições seguem até o dia 3 de agosto. Para mais informações, acesse o edital de seleção.

Conheça mais acessando a página do Programa.

Em todos os casos as inscrições e os cursos são gratuitos. As disciplinas serão ofertadas em turnos distintos e as aulas são presenciais.

Acesse aqui para realização da inscrição

Outros Programas que já disponibilizaram inscrições para alunos especiais para o segundo semestre de 2023:
Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos (PPGIELA): inscrições encerradas