Você está aqui: Página Inicial > Notícias > GT inicia atividades para estudo de viabilidade de criação de um instituto binacional
conteúdo

Institucional

GT inicia atividades para estudo de viabilidade de criação de um instituto binacional

Será realizado um seminário de apresentação no dia 5 e o primeiro fórum do GT no dia 11; ambos os eventos contam com a participação da comunidade acadêmica
publicado: 28/02/2024 13h00, última modificação: 29/02/2024 08h19

Com o objetivo de fortalecer a missão institucional da UNILA e retomar o debate sobre o projeto inicial de integração latino-americana da Universidade, bem como o fortalecimento da sia identidade no território trinacional, será promovido o Seminário de Integração Regional. em Foz do Iguaçu. 

O Seminário é organizado pelo Grupo de Trabalho que tem como objetivo analisar a viabilidade de criação de um instituto binacional com o Paraguai. O GT foi nomeado pelas Portarias n.º 43/2023 e n.º 44/2023, de 18/12/2023, publicadas pelo MEC-Sesu, que programou uma série de encontros de forma a aproximar a comunidade de suas atividades que iniciam no início deste mês de março.

O primeiro deles acontecerá no dia 5 (terça), às 18 horas, com a realização do Seminário de Integração Regional e com programação aberta a todos os interessados que queiram tirar dúvidas e debater o tema e a importância da UNILA nesse contexto. Será a primeira das atividades previstas pelo GT e que reunirá autoridades envolvidas e participantes da comunidade.

Já a segunda atividade será um encontro que será realizado no dia 11, às 14 horas. Será um fórum aberto para debates que versarão sob três temas em grupos de discussão: atividades acadêmicas; agenda social; e natureza jurídica. Ao final das discussões, os grupos que discutem cada eixo tratado apresentam uma relatoria para fundamentar as próximas etapas do processo. Os dois eventos acontecerão no auditório do Jardim Universitário. Outros seminários e fóruns serão organizados e divulgados oportunamente. 

De acordo com as portarias que regeram a criação do GT, o prazo de conclusão dos trabalhos é de 120 dias, e o grupo tem a função apenas propositiva e não deliberativa. A comunidade unileira é convidada a participar das ações desenvolvidas, visando ao amplo debate e à articulação de ideias. 

Para mais informações sobre a criação do GT, leia a matéria Novos rumos para a integração.