Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 1ª Mostra de Cursos de Graduação é realizada na UNILA

1ª Mostra de Cursos de Graduação é realizada na UNILA

Estudantes de 38 colégios de Foz do Iguaçu e região passaram pelo evento que apresentou os 29 cursos de graduação da UNILA
publicado: 23/10/2018 00h00, última modificação: 21/01/2019 16h31

Um espaço para troca de informações e descobertas. Assim foi a 1ª Mostra de Cursos da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), evento realizado nos dias 18 e 19 de outubro, dentro da programação da Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. Cerca de 1.500 estudantes de 38 escolas de Foz do Iguaçu e da região Oeste do Paraná passaram pela Mostra, que teve o objetivo de apresentar as características de cada um dos 29 cursos de graduação da UNILA e de auxiliar na escolha profissional dos estudantes do ensino médio.

“Este é um momento para que os alunos conheçam os cursos, tirem suas dúvidas e coloquem a UNILA na sua lista de opções para o futuro”, destacou o vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Nilton Bobato, durante a cerimônia de abertura. A solenidade também contou com a participação do secretário de Educação, Fernando Ferreira de Souza Lima, do reitor Gustavo Oliveira Vieira e dos diretores dos quatro institutos da UNILA.

A Mostra de Cursos envolveu toda a comunidade acadêmica da Universidade. Nos estandes dos cursos, discentes e professores de graduação se empenharam para mostrar aos convidados as particularidades e áreas de atuação de cada curso. Para isso, várias atividades foram realizadas, como experimentos científicos, exposição de trabalhos desenvolvidos em sala de aula, apresentação de projetos de extensão, simulações, entre outros. “O evento foi a oportunidade para conhecer com mais profundidade qual a área do conhecimento de cada profissão. Eu descobri cursos que eu desconhecia, como o curso de Serviço Social, e aprendi que campos como a Química e a Biologia são muito mais amplos do que aprendemos no ensino médio”, contou a estudante Laura Alves, da Escola Estadual Bartolomeu Mitre.

Além de colégios de Foz do Iguaçu, a Mostra atraiu alunos de escolas de cidades da região Oeste do Paraná. Uma delas foi a Escola Estadual Indígena Teko Ñemoingo, de São Miguel do Iguaçu, que esteve na Mostra com 35 estudantes. “Para nossos alunos é muito importante poder participar desta feira e saber que há uma universidade pública próxima, que está preocupada com a inserção dos povos indígenas”, comentou o cacique da comunidade indígena de Ocoy, Celso Japoty Alves. O evento também recebeu escolas dos municípios de Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Missal, Ramilândia e Matelândia.

Para o pró-reitor de Graduação da UNILA, Lúcio Freitas, a primeira edição da Mostra de Cursos superou as expectativas da equipe organizadora. “Foi muito gratificante ver o envolvimento dos nossos discentes, mas principalmente a curiosidade e a participação dos alunos do ensino médio e da comunidade de Foz do Iguaçu”, declarou. O objetivo da Universidade é tornar a Mostra um evento anual e que faça parte do calendário de escolas de ensino médio públicas e particulares de toda a região.

Confira mais fotos da 1ª Mostra de Cursos, no Flickr da UNILA.

registrado em: , , ,