Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Relações Internacionais > O Programa > Objetivo do PPGRI
conteúdo

Objetivo do PPGRI

publicado 09/06/2020 14h32, última modificação 14/08/2020 18h13

O PPGRI tem como finalidade principal formar e desenvolver profissionais, em especial na América Latina e Caribe, com uma ampla, refinada e crítica leitura da realidade e política internacional, a partir do desenvolvimento de pesquisas qualificadas que busquem incidir na realidade social latino-americana.

Focamos na formação de discentes com competências e habilidades, assim como ferramentas teórico-conceituais, necessárias e indispensáveis tanto para uma análise aprofundada das dinâmicas e práticas que se desenvolvem no cenário internacional, quanto para uma atuação qualificada nas diferentes esferas e organizações da política internacional.

 

O PPGRI centra-se, sobretudo, no estudo dos diferentes atores, dinâmicas, fluxos e processos que pautam a realidade internacional, tendo em conta uma problematização aprofundada das esferas políticas, econômicas, sociais e culturais desta mesma realidade. Concomitantemente, buscamos o alargamento do debate teórico vigente na nossa disciplina, tanto no plano nacional quanto no plano internacional, ao dar voz e priorizar paradigmas teóricos e instrumentos conceituais marginalizados dentro da disciplina das Relações Internacionais.