Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Relações Internacionais > Impacto Social > Projetos e Ações
conteúdo

Projetos e Ações

publicado 09/06/2020 14h32, última modificação 14/08/2020 18h14

A inserção social do PPGRI-UNILA, alinhada à política institucional da UNILA, ocorre em três espaços geográficos complementares: a cidade de Foz do Iguaçu, a regional trinacional e a América Latina.

Sobre o impacto na cidade de Foz do Iguaçu, o PPGRI-UNILA tem atuado em conjunto com a Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Relações Internacionais, para a consolidação da internacionalização do município, bem como no desenvolvimento de subsídio para as políticas de fronteira da cidade. Em paralelo, docentes do PPGRI coordenam e participam de programas de ensino de português, francês, árabe e cultura árabe para estrangeiros residentes em Foz do Iguaçu com ampla participação de estudantes da Universidade e da população de Foz.

No que tange ao impacto na região trinacional damos destaque a participação recorrente de docentes do PPGRI em ações com os consulados, universidades, e órgãos públicos para a construção de políticas públicas entre os países na região fronteiriça em temáticas de mobilidade, trânsito transfronteiriço, cidadania, fronteira, acesso à saúde e educação.

Sobre o impacto na para a região latino-americana damos destaque a dois pilares da atuação do PPGRI, a formação qualificada de discentes  de países latino-americanos e a constante sinergia com as organizações regionais de integração para desenvolvimento de pesquisas e de produção de políticas de integração regional.