conteúdo

Apresentação

publicado 08/10/2018 17h26, última modificação 03/07/2019 16h09
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD)

 

Área de avaliação CAPES: Planejamento Urbano e Regional
Modalidade de ensino: Presencial

Concentração: Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina

O histórico do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD), inicia em 2011, com os debates do  Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Racionalidades, Desenvolvimento e Fronteiras. Em dezembro de 2015, o PPGPPD teve seu curso de Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento, com concentração em Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina, aprovado pela CAPES na área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia.

A concentração do programa em Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina gira em torno da necessidade premente de se explorar questões relativas ao papel do Estado e das Políticas Públicas frente aos grandes desafios da sociedade contemporânea, notadamente auxiliar na solução dos desequilíbrios sociais e regionais existentes na América Latina originados pelos respectivos processos de desenvolvimento. A concentração em Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina permitirá resolução dos problemas ligados a prática ineficaz das políticas públicas, sobretudo, no seu processo de elaboração e implantação, bem como nos resultados e formas de exercício do poder político, envolvendo questões de distribuição e redistribuição de recursos, conflitos sociais inerentes aos processos de decisão e a repartição de custos e benefícios sociais. As Políticas Públicas de Desenvolvimento na América Latina  devem ser encaradas como um processo dinâmico, cujo sucesso na elaboração e implantação depende de negociações, mobilizações, alianças e ou coalizões de interesses. Nessa perspectiva, o desenvolvimento é compreendido como melhoria da qualidade de vida da sociedade latino-americana.  

Os docentes envolvidos na construção desse Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento possuem grande experiência na área acadêmica, com atuação na graduação e pós-graduação em várias instituições nacionais e internacionais de ensino superior, e vislumbram atender as expectativas da sociedade e da própria comissão de criação da UNILA, que deixou impresso seu desejo no livro “A UNILA em construção”, publicado, em 2009, pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA): “Espera-se que a comunidade da UNILA contribua, com competência e atitude ética, para o surgimento de cenários sociais e políticos à altura da responsabilidade planetária que se requer neste novo milênio para todas as pessoas e instituições. (…) A evolução do conhecimento disciplinar para o inter e transdisciplinar, em que pesem a magnitude dos desafios metodológicos, deve se praticada e perseguida na UNILA. Os projetos de pesquisa e a prática pedagógica devem refletir essa inovação.” (IMEA, 2009, p.18).

Ademais, o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) vem contribuir com o preenchimento da grande lacuna institucional existente na estrutura de ensino superior da América Latina, do Brasil, da região sul e, particularmente, do Estado do Paraná, que carecem de profissionais altamente qualificados para trabalhar na resolução dos problemas ligados a prática ineficaz das políticas públicas voltados à promoção do desenvolvimento. Não obstante o PPGPPD, através dos projetos de pesquisa, também buscará a inserção da UNILA na região onde está instalada, conforme sua vocação institucional. “A UNILA caracterizará sua atuação nas regiões de fronteira, com vocação para o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com os países integrantes do MERCOSUL e com os demais países da América Latina”. (Lei nº 12189/2010, artigo 1).