conteúdo

Coordenação e Secretaria Acadêmica

publicado 05/10/2021 08h37, última modificação 07/08/2023 13h29
Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL)

Prof. Dr. Felix Pablo Friggeri
 Coordenador (gestão 2021-2023) 

 Nomeado pela Portaria Nº 433, de 16 de novembro de 2021 (Publicado DOU em:   17/11/2021 | Edição: 215 | Seção: 2 | Página: 21)

 

Professor do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP-UNILA),   do qual foi diretor de 2013 a 2017. Coordena os grupos de pesquisa Observatório de la Realidad Campesina e Indígena del Paraguay e Amauta: Mariátegui y el Socialismo Indoamericano, além de ser membro e um dos fundadores do grupo de pesquisa Descolonizando as Relações Internacionais. É membro da Comissão Superior de Pesquisa (COSUP-UNILA). Anteriormente, coordenou o Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL-UNILA) e o Doutorado Interinstitucional em Relações Internacionais (UNILA e PUC-Rio de Janeiro), entre 2017 e 2020, foi membro efetivo do Conselho Universitário (CONSUN-UNILA), de 2013 a 2017, e professor da Universidad de Concepción del Uruguay e da Universidad Autónoma de Entre Ríos, de 2005 a 2012. É graduado em Ciencias Sociales y Humanidades (Universidad Nacional de Quilmes), com especialização em Estudos Avanzados en América Latina (Universidad Complutense de Madrid), doutorado em Ciencias Sociales (Universidad Nacional de Entre Ríos, com revalidação pela UNICAMP), e pós-doutorado pelo Centro de Estudios Avanzados (Universidad Nacional de Córdoba). 

 

 Profª. Drª. Ana Silvia Andreu da Fonseca

 Coordenadora adjunta (gestão 2021-2023) 

 Nomeada pela Portaria Nº 435, de 16 de novembro de 2021 (Publicado DOU em:   17/11/2021 | Edição: 215 | Seção: 2 | Página: 21)

 

Professora do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História (ILAACH-UNILA) desde 2012, em colaboração técnica junto à Universidade Federal do ABC (UFABC), de 2023 a 2025, mantendo vínculo com o PPG-ICAL, nesse período. Membro do Grupo de Estudos e Práticas em Ecocinema – GEP Ecocine (UFSCAR), Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer (UNILA) e Exodus – Núcleo de Estudos sobre Produções Culturais Extemporâneas e Excêntricas na Era dos Extremos: Brasil, América Latina e Outras Regiões (UNICAMP). Na UNILA, foi membro do Colegiado do Ciclo Comum de Estudos, membro da Comissão Superior de Extensão (COSUEX) e vice-coordenadora do curso de Mediação Cultural, Artes & Letras. Atuou como representante da UNILA no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Foz do Iguaçu, como secretária do EcoIguaçu – grupo local da Rede EcoVida de Agroecologia, e como pesquisadora de pós-doutorado junto à Facultad de Estudios Sociales da Universidad de Buenos Aires. É graduada em Comunicação Social/ Jornalismo (PUC-Campinas) e em Letras (UNICAMP), com Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada (UNICAMP).


erico.pngDr. Érico Massoli Ticianel Pereira

Secretário acadêmico

É bacharel em Administração (UFPR), com Mestrado em Sociologia (UFPR) e Doutorado em Relações Internacionais (PUC-Rio/UNILA), com a pesquisa "Comunidades Epistêmicas da Integração e a Produção de Conhecimento sobre o Regionalismo Latino-Americano", concluída em 2022. Desde 2014 é Técnico-Administrativo em Educação (TAE) na UNILA,  estando lotado no Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP-UNILA) a partir de 2016. Na universidade, também trabalhou no Departamento Administrativo do ILAESP e na Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), tendo sido coordenador de projetos de extensão, representante no Conselho Universitário (CONSUN-UNILA) e na Comissão Eleitoral (2023) para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a). É membro do grupo de pesquisa Descolonizando as Relações Internacionais e do Observatório Educador Ambiental Moema Viezzer, ambos da UNILA. Durante a formação na UFPR, atuou na iniciação científica e como extensionista, além do movimento estudantil, tendo sido representante discente da graduação e pós-graduação. Foi membro fundador do Coletivo Soylcoporti – pela integração Latino-Americana, no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, e em Curitiba foi coordenador do Pontão de Cultura Kuai Tema (MinC), Coordenador Executivo do Laboratório de Cultura Digital (UFPR/ MinC) e Professor Assistente no curso de Administração.