Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Física Aplicada > Apresentação

Apresentação

publicado 05/10/2018 18h14, última modificação 24/05/2019 10h17
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA)

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) teve sua aprovação pela Capes em Abril/2015, sendo homologado em Maio/2015. Teve o início de suas atividades no primeiro semestre de 2016.

O Programa tem como diferencial a ênfase na aplicação direta da Física, com linhas de investigação que abrangem a Física Teórica e a Física Experimental. O mestrado na UNILA tem duas áreas de concentração: Física Teórica e Computacional e Física da Matéria Condensada. A primeira área inclui duas linhas de pesquisa: Sistemas Complexos; e Física, Matemática e Mecânica Celeste. A segunda área, por sua vez, compreende outras duas linhas: Termodinâmica e Físico-Química; e Materiais e Dispositivos.

Os estudos de Sistemas Complexos ampliam a previsão de processos que possuem diversidade de escalas de espaço e tempo. Já a linha Termodinâmica e Físico-Química envolve a possibilidade de estudos como sistemas físicos, químicos e biológicos, além de modelos de dinâmica molecular. Por fim, os estudos em Materiais e Dispositivos abarcam pesquisas nas áreas de desenvolvimento de células solares, filmes finos, materiais nanoestruturados, dispositivos de instrumentação, entre outras.

A seleção dos primeiros estudantes do Programa será feita por meio do exame unificado de pós-graduações em Física. Essa modalidade traz como facilidade a possibilidade de realização da prova na instituição de origem do candidato no Brasil ou exterior. Assim, não haverá a necessidade de deslocamento do candidato até Foz do Iguaçu. Além do exame de conhecimentos, a seleção será por meio de avaliação do histórico escolar de graduação, do curriculum vitae e de cartas de recomendação conforme disposto em edital de seleção específico.

Os estudantes provenientes de cursos de Licenciatura, e outros que se julguem necessários, irão passar por um curso de nivelamento de seis meses, como parte de um dos requisitos ao processo de admissão no Programa. Nesse período, os alunos terão que frequentar uma ou mais das seguintes disciplinas: Física Matemática, Teoria Eletromagnética e Mecânica Quântica. Estarão aptos a ingressar no Programa os estudantes que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas.

Duração do Curso de Mestrado em Física Aplicada

A duração regular do curso de Mestrado é de 24 meses.