Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Física Aplicada > Apresentação
conteúdo

Apresentação

publicado 05/10/2018 18h14, última modificação 01/04/2022 15h08
Apresentação do Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA)

O Programa de Pós-Graduação em Física Aplicada (PPGFISA) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) teve sua aprovação pela Capes em Abril/2015, sendo homologado em Maio/2015. Teve o início de suas atividades no primeiro semestre de 2016.

O mestrado é presencial e totalmente gratuito, possuindo duração de 24 meses. Para ingresso é necessário participar e ser aprovado no processo seletivo publicado semestralmente. Podem concorrer as vagas os candidatos portadores de diploma reconhecidos pelo MEC, ou no respectivo órgão no país de origem. O processo de seleção para ingresso como aluno regular no mestrado em Física Aplicada consiste na análise dos seguintes critérios:

1 - Pré projeto (ou nota obtida no EUF)

2 - Currículo do candidato

3 - Histórico escolar de graduação

4 - Entrevista (por videoconferência)

5 - Carta de recomendação

Esses critérios de seleção traz como facilidade a possibilidade de inscrição do candidato sem a necessidade de deslocamento para Foz do Iguaçu para concorrer as vagas.

Os estudantes provenientes de cursos de Licenciatura, e outros que se julguem necessários, passarão por um curso de nivelamento de seis meses, como parte de um dos requisitos ao processo de admissão no Programa. Nesse período, os alunos terão que frequentar presencialmente uma ou mais das seguintes disciplinas: Física Matemática, Teoria Eletromagnética e Mecânica Quântica. Estarão aptos a ingressar no Programa os estudantes que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 7,0 em cada uma das disciplinas.