conteúdo

Eventos

publicado 20/08/2018 17h00, última modificação 14/08/2020 18h02
Eventos organizados pelo PPGBN

Palestra: “Novos insights sobre as características físico-químicas dos tipos de água da Amazônia: subsídios para classificação limnológica dos principais rios amazônicos, e para a gestão de recursos hídricos” com Eduardo Antonio Rios-Villamizar INPA BRA) - 04/12/2019

Ocorreu no dia 04/12/2019 a palestra: “Novos insights sobre as características físico-químicas dos tipos de água da Amazônia: subsídios para classificação limnológica dos principais rios amazônicos, e para a gestão de recursos hídricos” - com Eduardo Antonio Rios-Villamizar INPA BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estiveram presentes docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA, além de representantes do Polo Tecnológico de Itaipu (PTI).

Palestra "A ecologia do som: do nicho acústico ao monitoramento da biodiversidade" com o Dr.   Carlos Barros de Araújo (UEL - BRA) - 21/11/2019 )

Aconteceu no dia 21/11/2019, na UNILA - campus Jardim Universitário - a palestra: "A ecologia do som: do nicho acústico ao monitoramento da biodiversidade" ministrada pelo Dr.Carlos Barros de Araújo (UEL). O evento foi organizado pelo PPGBN e estiveram presentes, além de representantes do Instituto de Biologia Subtropical (IBS - ARG), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) e Universidade Estadual de Londrina (UEL), docentes e discentes do PPGBN, além de alunos da graduação de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade.

Palestra "Como as diferentes dimensões da biodiversidade podem auxiliar a seleção de áreas prioritárias para a conservação" com Dra. Lilian Sayuri Ouchi de Melo - UNESP - BRA) - 30/10/2019 

Ocorreu no dia 30/10/2019 a palestra:  "Como as diferentes dimensões da biodiversidade podem auxiliar a seleção de áreas prioritárias para a conservação" ministrada pela  Dra. Lilian Sayuri Ouchi de Melo - UNESP - BRA) . O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, contando com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes do Parque das Aves (Foz do Iguaçu), Universidade Estadual de Londrina (UEL), docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Palestra: "Ecologia e Sistemática de Drosofilídeos micófagos" com a Dr. Marco Silva Gottschalk (UFPel - BRA) – 08/08/2019

Aconteceu no dia dia 08/08/2019 a palestra: "Ecologia e Sistemática de Drosofilídeos micófagos" ministrada pelo Dr. Marco Silva Gottschalk (UFPel). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA e estiveram presentes representantes da UDC (Foz do Iguaçu) e alunos da graduação em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade da UNILA, além de discentes e docentes do PPGBN.

 Palestra "Museu Nacional: 201 anos" com Dr. Pedro Guilherme de Souza Dias (UFRJ - BRA) - 26/07/2019 

Ocorreu no dia 26/07/2019 a palestra: "Museu Nacional: 201 anos", ministrada pelo Dr. Pedro Guilherme de Souza Dias (UFJR - BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, sendo organizado pelo PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes do Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), da UNIOESTE (Cascavel e Pato Branco), docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Curso de curta duração: "Invasões biológicas: estado da arte e desenvolvimento de material didático para alertar sobre o problema" com a Dra. Dalva Maria Matos (UFSCAR/UNILA - BRA) – 20 e 21/06/2019

Ocorreu entre os dias 20 e 21/06/2019 o curso de curta duração: "Invasões biológicas: estado da arte e desenvolvimento de material didático para alertar sobre o problema" ministrado pela Dra. Dalva Maria Matos (UFSCAR/UNILA – BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA e contou com a organização do PPGBN. Dentre os participantes estavam representantes da Itaipu Binacional (PAR), da Faculdade de Ciências Florestais (ARG), Secretaria Estadual de Educação (SEED – PR), Universidade Nacional de Missiones (UnaM – ARG), Administração de Parques Nacionais (ARG), da UDC/Anglo (Foz do Iguaçu), além de discentes do PPGBN e alunos da graduação em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade, da UNILA.

 III Seminário em Biodiversidade Neotropical18 e 19/06/2019

O PPGBN promoveu o III Seminário em Biodiversidade Neotropical. O evento que ocorreu entre os dias 18 e 19 de junho de 2019 no campus Jardim Universitário da UNILA, contou com a participação, na composição das bancas avaliativas dos doutores (as):  Santiago Velazco (IBS – ARG), Gustavo Zurita (IBS/UnaM – ARG), Lívia Temponi e Neucir Zwinwelski (UNIOESTE), Dalva Matos (UFSCAR/UNILA), além de Fernando Zanella, Lucas Aguiar, Wagner Chiba e Elaine Soares, docentes do PPGBN. Estiveram presentes também, discentes do PPGBN, da graduação em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade da UNILA e discentes da UNIOESTE (Cascavel).

Palestra: “Collective Personality in the Azteca-Cecropia Mutualism” com o Dr. Peter Reilly Martin – 02/05/2019

Ocorreu no dia 02/05/2019 a palestra: “Collective Personality in the Azteca-Cecropia Mutualism” ministrada pelo Dr. Peter Reilly Martin. O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estavam presentes além de docentes/discentes do PPGBN e alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Palestra: “Generalized Mixed Models - GLMM” com o Dr. Santiago Velazco – IBS/ UnaM – ARG) - 21/03/2019

Ocorreu no dia 21/03/2019 a palestra: “Generalized Mixed Models - GLMM” ministrada pelo Dr. Santiago Velazco (IBS/UnaM - ARG). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estiveram presentes docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA, além de representantes da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Palestra "A origem e a evolução de gradientes de riqueza de espécies" com Dr. Marcio Roberto Pie (UFPR - BRA) - 23/11/2018

Ocorreu no dia 20/08/2018 a palestra: "A origem e a evolução de gradientes de riqueza de espécies", ministrada pelo Dr. Marcio Roberto Pie (UFPR - BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, sendo organizado pelo Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade, juntamente com o PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes da Universidade Nacional de Assunção (UNA), docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Palestra "Uso de atributos em ecologia e conservação: a natureza da função e a função da natureza" com o Dr. Thiago Gonçalves Souza (UFRPE) - 02/10/2018

Ocorreu no dia 02/10/2018 a palestra: "Uso de atributos em ecologia e conservação: a natureza da função e a função da natureza", ministrada pelo Dr. Thiago Gonçalves Souza  (UFRPE - BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, sendo organizado pelo PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes da UFRPE, docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Palestra "Sistemática e biologia de Chrysididae" com Dr. Daercio Adam de Araújo Lucena (USP - Ribeirão Preto - BRA - 20/08/2018

Ocorreu no dia 20/08/2018 a palestra: "Sistemática e biologia de Chrysididae", ministrada pelo Dr. Daercio Adam de Araújo Lucena  (USP - BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, sendo organizado pelo PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes da USP, da UFPR,  da União Dinâmica Cataratas (UDC), docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

Workshop: “Construindo Gráficos em R” com o Dr. Neucir Szinwelski – UNIOESTE – BRA) - 02/08/2019

Ocorreu no dia 02/08/2019 o workshop: “Construindo Gráficos em R” ministrado pelo Dr. Neucir Szinwelski (UNIOESTE - BRA). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, contando com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estiveram presentes docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA, representantes do Instituto de Botânica de São Paulo, Itaipu Binacional e Instituto de Estudos Ambientais – Mater Natura (Curitiba).

III Simpósio Internacional de Ecologia (SINECO)

O evento foi realizado entre os dias 26 e 28 de setembro de 2018, no Auditório do Centro de Visitantes do Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu), contemplando três dias temáticos: Ecologia Evolutiva, Ecologia Numérica e Ecologia Aplicada, com três palestrantes por dia, totalizando nove palestrantes no evento. Ao final de cada dia, houve um debate ao estilo de mesa-redonda integrando os assuntos abordados e propiciando mais oportunidades de discussões sobre cada temática, com os três palestrantes do dia e uma mediadora, a profa. Dalva Maria da Silva Matos, docente da UFSCar e vinculada ao PPGBN – UNILA. O PPGBN contribuiu com a organização do evento, contando com a participação dos docentes Dalva Maria da Silva Matos, Fernando César Vieira Zanella, Hermes José Schmitz, Luiz Henrique Garcia Pereira, Michel Varajão Garey, Pablo Henrique Nunes, Rafaella Costa Bonugli e Wagner Antonio Chiba de Castro, que trabalharam diretamente no planejamento e organização do evento. O evento contou com palestrantes de renome internacional, como a Dra. Anne Magurran ( University of St Andrews) e o Dr. Nicholas J. Gotelli. Participaram do evento estudantes e docentes de várias partes do país, apresentando trabalhos e trocando experiências.

Palestra: “Projeto Cachoeira: semeando águas” com Felipe Pacheco e outros pesquisadores – INPE – BRA) - 18/07/2018

Ocorreu no dia 18/07/2018 a palestra: Projeto Cachoeira: semeando águas ministrada pelo Dr. Felipe Pacheco e outros pesquisadores do INPE. O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, e contou com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estiveram presentes docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA, além de representantes da Itaipu Binacional, UNIFEI, INPE e UNESP.

II Seminário em Biodiversidade Neotropical 08/06/2018

O PPGBN promoveu o II Seminário em Biodiversidade Neotropical. O evento que ocorreu no dia 08 de junho de 20118 contou com a participação, na composição das bancas avaliativas do Dr. Heleno Brandão (UFPR), da Dra. Mariana Villagra (IBS – ARG), da Dra. María Paula Tujague (IBS/UnaM – ARG), do Dr. Juan Ariel Insaurralde (IBS – ARG), da Dra. Carolina Miño (IBS – ARG), da Dra. Júlia Ronzella Ottoni (UDC), além de Fernando Zanella, Alexandre Vogliotti, Peter Neto, Michel Garey e Hermes Schimtz, docentes do PPGBN. Também prestigiaram o evento, discentes do PPGBN e da graduação em Ciências Biológicas – Ecologia e Biodiversidade da UNILA.

Palestra "Genética aplicada à conservação de aves neotropicais" com Dra. Carolina Isabel Miño (IBS/Conicet/UNaM - ARG) - 07/05/2018

Ocorreu no dia 07/05/2018 a palestra: "Genética aplicada à conservação de aves neotropicais", ministrada pela Dra. Carolina Isabel Miño (IBS/Conicet/UNaM - ARG). O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, sendo organizado pelo PPGBN. Dentre os ouvintes estavam representantes da Itaipu Binacional (BRA), do Parque das Aves (Foz do Iguaçu) e docentes/discentes do PPGBN, além de alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.

XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia – 25/02 até 02/03/2018

Aconteceu entre os dias 25/02 até o dia 02/03/2018 o XXXII Congresso Brasileiro de Zoologia, com o tema: “Desafios e Perspectivas para a zoologia na América Latina” visando promover uma discussão prolífica sobre a integração de pessoas de diferentes países para o avanço da pesquisa e conservação da diversidade animal da Região Neotropical. O tema é considerado essencial para uma região de tríplice fronteira, como Foz do Iguaçu, de grande diversidade natural e cultural e, em uma escala mais ampla, considerado importante para toda a América Latina. A programação científica contou com oito palestras plenárias de pesquisadores internacionalmente renomados e 17 simpósios de temas específicos, cobrindo temas de grande interesse para a Zoologia brasileira. Participaram do evento 1441 congressistas e foram apresentados 1235 trabalhos, sendo 219 em sessões orais. O evento foi organizado pelo curso de Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade e pelo Mestrado em Biodiversidade Neotropical, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ), além de pesquisadores de outras universidades do Paraná.

Palestra: “Patterns of vegetation structure across heteroneous forest landscapes” com Karen Harper – Dalhousie University – CAN) - 01/03/2018

Ocorreu no dia 01/03/2018 a palestra: Patterns of vegetation structure across heteroneous forest landscapes” ministrada pela Dr. Karen Harper da Dalhousie UniversityCAN. O evento foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA, com a organização do PPGBN. Dentre os ouvintes estiveram presentes docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA, além de representantes da UNIOESTE (Cascavel) e da UDC (Foz do Iguaçu).

Evento Inaugural do PPGBN – 19/10 e 20/10/2017

 Ocorreu entre os dias 19/10 e 20/10/2017, o Evento Inaugural do PPGBN. Ele foi realizado no campus Jardim Universitário da UNILA e contou com a organização do PPGBN. Estiveram presentes autoridades da Itaipu Binacional, PRPPG e ILACVN (UNILA), além de docentes/discentes do PPGBN, alunos da graduação em Ciências Biológicas - Ecologia e Biodiversidade - da UNILA.