Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Biodiversidade Neotropical
conteúdo

Mestrado em Biodiversidade Neotropical

publicado 05/10/2018 18h14, última modificação 12/01/2019 00h10
Apresentação do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Biodiversidade Neotropical (PPG-BN)

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (UNILA), foi aprovado pela Capes em outubro de 2016, sendo homologado em novembro deste ano. As atividades do Programa se iniciaram no segundo semestre de 2017.

- O seu perfil internacional, decorrente inicialmente da composição do corpo discente da instituição, com alunos de vários países da América Latina e Caribe, bem como da colaboração de pesquisadores de países vizinhos, inicialmente concretizada pela participação de pesquisador do CONICET Argentina, atuante no Instituto de Biologia Subtropical, em Puerto Iguazu, vinculado à Universidad Nacional de Misiones;

- A contribuição para países com pouca tradição científica, como Paraguai e Bolívia, através da formação de pessoal qualificado, de forma coerente com o papel institucional da UNILA voltado para a integração da América Latina;

- Formação de profissionais na área de Biodiversidade em uma região carente de programas semelhantes, o oeste do Paraná e estados vizinhos;

- A existência de curso de graduação com formação sólida em Ecologia e Biodiversidade;

- Um quadro de docentes pesquisadores jovens, com formação diversificada em diferentes áreas da Ecologia e Evolução e com experiência em diferentes abordagens e grupos biológicos, aliada a uma já ampla experiência em orientação de trabalhos de iniciação cientifica e pós-graduação, bem como participação em projetos de pesquisa e publicações.

Como objetivos primordiais do curso destacam-se os seguintes:

- Formar recursos humanos na área de biodiversidade com uma visão abrangente, crítica e atualizada da problemática da descrição da biodiversidade, capacidade de investigação de suas relações ecológicas e história evolutiva, bem como de avaliação das bases para sua conservação.

- Formar mestres com uma formação sólida e integrada em ecologia, sistemática e evolução biológica para atuar em pesquisa e docência no ensino superior do Brasil e demais países da América Latina, com especial relevância para os discentes oriundos da região oeste dos estados da região Sul do Brasil e de países vizinhos.

O PPGBN está organizado em uma área de concentração e em duas linhas de pesquisa, conforme descreve-se a seguir e no folder.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODIVERSIDADE NEOTROPICAL

A área de biodiversidade esta direcionada à capacitar os discentes na descrição da biodiversidade e realização de pesquisas visando o entendimento de suas relações ecológicas e evolutivas, bem como de suas interações com os seres humanos, por meio de diferentes abordagens, escalas espaciais de análises e perspectivas. Os alunos desenvolverão o aprofundamento de aspectos conceituais e metodológicos atualizados da área, para atuar no ensino ou em investigação, além de obterem experiência prática em campo, elaboração de projetos de pesquisa, delineamento amostral e experimental, análise e tratamento de dados.