Você está aqui: Página Inicial > Institutos > ILAACH > Órgãos Complementares > NIELI > Publicações > Outras Produções > Educomunicação e Cultura Guarani

Educomunicação e Cultura Guarani

publicado 14/04/2021 12h21, última modificação 12/01/2022 16h47

Com início em 2018, o projeto de extensão Educomunicação e Cultura Guarani esteve voltado, a princípio, à formação de docentes das escolas estaduais indígenas, localizadas nos tekohas (aldeias). Um curso de língua guarani foi ministrado para docentes guaranis das escolas, focando em aspectos de gramática e escrita. O desafio do curso era encontrar uma forma de escrever em guarani que contemplasse a diversidade do oeste paranaense, já que a língua guarani falada na região é caracterizada pelas variações nhandeva, mbyá, kaiowá e também pelo guarani paraguaio.

Com o apoio de estudantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), mais tarde foram realizadas gravações de aulas e cerimônias religiosas. Esse processo de gravações tornou evidente que o uso de ferramentas da comunicação poderia auxiliar no processo pedagógico da comunidade.

Assim, em 2019, foi constituída uma comunidade pedagógica na qual a equipe do projeto estava inserida, juntamente com as escolas das comunidades envolvidas e as principais lideranças comunitárias, para a construção de uma metodologia de trabalho. As referências teóricas de propostas da Educação Popular e da Literatura Decolonial, sobretudo do que atualmente é chamado na América Latina de Educomunicação, foram imprescindíveis nesta etapa. Assim surgiu o projeto Educom Guarani.

Para saber mais sobre o Projeto: SiteInstagram, Facebook e Youtube