Você está aqui: Página Inicial > Eventos > SIEPE 2019 > SIEPE 2018 > Dia C da Ciência

Dia C da Ciência

publicado 22/07/2019 15h07, última modificação 22/07/2019 15h07
Uma iniciativa das universidades e dos institutos tecnológicos que desenvolvem pesquisa para sensibilizar e informar a população que, além de formar recursos humanos qualificados, essas instituições são responsáveis pela produção de aproximadamente 90% do conhecimento científico no Brasil

09h às 12h: Apresentação de projetos na Unila - Jardim Univeristário

14h às 18h: Apresentação de projetos e incorporação de atividades no atendimento do Polo Astrômico e Estação Ciência.

UNILA

Projeto: Pequenas Ações Salvam Vidas

Resumo: Desenvolvido por estudantes da UNILA, por meio da Liga Universitária de Trauma e Emergência (LUTE), busca promover medidas simples, entretanto, decisivas, de prevenção de acidentes e de técnicas de primeiros socorros para a população.

Projeto: Eternizar-te

Resumo: Promovido em parceria entre o Curso de Medicina e o de Saúde Coletiva da UNILA, busca promover saúde e atuar na prevenção. Além de propor a experiência da alegria como fator potencializador de relações saudáveis por meio da utilização do lúdico, desenvolvendo de atividades artísticas com a atuação de palhaço.

Projeto: Mostra Interativa - Herbário EVB Itinierante: Despertar para o Ensino e Conservação da Flora Regional

Horário: 14h às 18h

Local: Hall de entrada do JU

Resumo: a mostra interativa do herbário EVB foi desenvolvida por alunos da UNILA, e tem como objetivo de divulgar as plantas do nosso cotidiano e a Flora da microrregião de Foz do Iguaçu.

Parque Tecnológico Itaipu - PTI

Estação Ciência: é um espaço para popularizar, disseminar e fortalecer a cultura científica por meio de práticas investigativas para o ensino das ciências.

Polo Astronômico: é um centro de ciências com foco na Astronomia cujas atividades visam a educação, a pesquisa e o turismo. Entre essas atividades estão observação via telescópio, observação a olho nu, planetário e aulas sobre conceitos de astronomia.

Instituto Federal do Paraná – IFPR / FOZ DO IGUAÇU

Projeto: Jogando Pela Vida.

Resumo: Promovido em conjunto com a UNIOESTE e outros parceiros, busca a aplicação de conceitos de Jogos eletrônicos em um sistema de prevenção contra o Mosquito Aedes aegypti a partir da gamification ou gamificação A ideia de gamificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, tem como objetivo motivar jovens e crianças a aprender e a executar ações que previnem a proliferação do mosquito.

UNIAMÉRICA/ UNILA

Projeto: Oficina de construção e lançamento de foguetes a propelente sólido.

Resumo: Oficina promovida por professores da Eng. Física da Unila em parceria com professores da Eng. Aeroespacial da UniAmerica busca dar oportunidade aos jovens estudantes de pensarem nos desafios da construção e lançamento de um foguete com um passageiro muito especial, um Ovonauta! que deve retornar em segurança ao solo após sua viagem pelos ares. Qual a geometria ideal, como estabilizar, qual paraquedas funcionará... Tudo isso e algo mais os estudantes serão convidados a pensar.

Confira a programação nacional do Dia C da Ciência:

http://www.diacdaciencia.org | https://www.facebook.com/diacdaciencia2018