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Integração Paraguai-Brasil: relações bilaterais, desenvolvimento e fronteiras

publicado 26/04/2019 16h22, última modificação 28/06/2021 14h54
Apresentação

O projeto de criação de um curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil vem ao encontro das orientações estabelecidas no PDI. Ao enfatizar o estudo das fronteiras, o presente projeto parte da própria localização da UNILA na região da Fronteira Trinacional e de sua valorização como campo de estudo e de pesquisa. Esta ênfase em território e fronteiras, especificamente entre Paraguai e Brasil, vem preencher uma lacuna nos programas de pós-graduação existentes na região.

O curso de especialização em integração tem como principal objetivo estudar as relações bilaterais entre o Paraguai e o Brasil desde uma perspectiva ampla, que considere problemáticas de ordem social, cultural, geopolítica, econômica e histórica, entre outras. Ele não atende apenas a uma demanda da comunidade local, mas representa igualmente um imperativo para aprofundar o entendimento entre ambos os países, fortalecer os processos de integração regional em curso e oferecer os elementos analíticos e práticos com os quais esses processos possam contribuir ao bem-estar e ao bem viver desses países.

A implementação de um curso de especialização em integração entre Paraguai e Brasil vem preencher um vazio na região. As universidades existentes na fronteira, apesar de contarem com cursos de especialização, mestrados e doutorados, não possuem esse foco. Por isso, é importante a UNILA privilegiar o espaço de fronteiras como um espaço de produção de conhecimentos e saberes. O que o curso de especialização busca resgatar é a especificidade das relações socioculturais, políticas e econômicas que se intercalam todas elas ao mesmo tempo, ou separadamente, e dão uma identidade à região entre ambos os países.

O curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil pretende formar recursos humanos aptos para refletir sobre a região de maneira crítica, considerando devidamente a dimensão de diversos campos do conhecimento, de modo a contribuir para a solução de velhos e novos desafios da região. Destina-se, em suma, a formar recursos humanos habilitados a aprofundar o conhecimento e ampliar a construção de saberes sobre as relações entre os dois povos. O curso reveste-se de importância científica e social, e estará ajustado aos problemas contemporâneos da fronteira.