Especialização em Integração Paraguai-Brasil
O projeto de criação de um curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil vem ao encontro das orientações estabelecidas no PDI.
Ao enfatizar o estudo das fronteiras, o presente projeto parte da própria localização da UNILA na região da Fronteira Trinacional e de sua valorização como campo de estudo e de pesquisa. Esta ênfase em território e fronteiras, especificamente entre Paraguai e Brasil, vem preencher uma lacuna nos programas de pós-graduação existentes na região.
Esta especialização tem como principal objetivo estudar as relações bilaterais entre o Paraguai e o Brasil desde uma perspectiva ampla, que considere problemáticas de ordem social, cultural, geopolítica, econômica e histórica, entre outras. O curso não atende apenas a uma demanda da comunidade local, mas representa igualmente um imperativo para aprofundar o entendimento entre ambos os países, fortalecer os processos de integração regional em curso e oferecer os elementos analíticos e práticos com os quais esses processos possam contribuir ao bem-estar e ao bem viver desses países.
Coordenação da Especialização
especializacao.pybr@unila.edu.br
+55 (45) 3522-9715
Sobre o curso
NOTÍCIAS
Mesa de diálogo "Fronteiras Paraguay-Brasil"
Organizado pelo curso de Especialização em Integração Paraguai-Brasil: Relações Bilaterais, Desenvolvimento e Fronteiras, o evento acontece na sexta-feira (22) e no sábado (23), na Unidade Jardim Universitário.
20/07/2022
UNILA abre inscrições para curso de especialização em Integração Paraguai-Brasil
Podem concorrer a 40 vagas candidatos graduados em diversas áreas; curso e processo seletivo são gratuitos e as aulas iniciam-se em julho de 2022
15/12/2021
Minicurso "Relações bilaterais Paraguai-Brasil: uma história, várias interpretações"
A atividade será ministrada pelo professor Hugo Ruíz Díaz, da Universidad Católica de Asunción
13/11/2019
Especialização em Integração Paraguai-Brasil abre inscrições para primeira turma
Curso foi aprovado pelo Conselho Universitário em março deste ano; estão sendo ofertadas 40 vagas para portadores de diploma de graduação que tenham interesse na temática
06/05/2019