conteúdo

Apresentação

publicado 08/12/2017 12h06, última modificação 15/03/2022 10h43
Especialização em Gestão em Saúde - EAD

A especialização em Gestão em Saúde, modalidade a distância, no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB), integra o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP). O objetivo do curso vem ao encontro da necessidade de gestores com visão holística sobre as ações administrativas e políticas governamentais, capacitados para exercitar a gestão nas esferas municipal, regional e nacional.

Desde meados da década de 1990, a gestão pública no Brasil vem passando por transformações importantes, notadamente no que se refere à redefinição do papel do Estado nacional, em geral, e do papel desempenhado pelas três esferas de governo: União, estados-membros e municípios.

Tendo como objetivo capacitar profissionais para atuarem na qualificação da atenção à saúde e do cuidado prestado ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), o curso de especialização em Gestão em Saúde terá atividades didático-pedagógicas realizadas no ambiente virtual de aprendizagem da UNILA, por meio de ferramentas interativas com mediação docente, tutorial e de recursos didático-tecnológicos. Além disso, serão realizados encontros presenciais obrigatórios nos Polos de Apoio Presencial, que se encontram ativos e integrados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) - Céu Azul, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu e Laranjeiras do Sul. No momento da inscrição, o discente escolhe em qual polo da UAB irá participar das atividades presenciais.

As vagas são destinadas a graduados em cursos da área de saúde (relacionados na Resolução 569/2017), como Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Saúde Coletiva. 

Com 390 horas/aula, divididas em atividades presenciais e a distância, o curso pretende propiciar:

  • conhecimentos que favoreçam a compreensão dos fundamentos e da dinâmica de formulação e de execução das diretrizes do SUS;
  • o reconhecimento dos diferentes sistemas de vigilância em saúde;
  • a compreensão e o domínio de metodologias de planejamento e organização dos serviços de saúde nos três níveis de decisão;
  • o manejo de ferramentas e procedimentos de análise e intervenção no processo de trabalho em saúde;
  • a compreensão da organização dos sistemas logísticos em saúde para a adequada gestão dos serviços de saúde pública.