Você está aqui: Página Inicial > Despublicadas > ENADE > 2019 > Informações importantes
conteúdo

Informações importantes

publicado 25/09/2019 10h37, última modificação 25/09/2019 10h37
Enade 2019

Como é a prova do Enade?

A prova do Enade 2019 é constituída por uma parte de Formação Geral, comum aos cursos de todas as áreas, e uma de Componente Específico, próprio de cada área de avaliação, conforme as portarias que estabelecem as diretrizes e conteúdos das provas de cada área avaliada no Enade 2019 elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) de cada área, legislação associada e de profissionais.

As diretrizes de provas de cada área de avaliação do Enade 2019 são definidas pelas Comissões Assessoras de Área e estabelecem o perfil, as competências e os objetos de conhecimento que serão avaliados.

A parte de Formação Geral terá 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 08 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. A parte de Componente Específico de cada área de avaliação terá 30 (trinta) questões, sendo 03 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos. As questões discursivas deverão ser respondidas dentro do limite máximo de 15 linhas. O estudante terá quatro horas para resolver toda a prova.

A prova de Formação Geral tem a concepção dos seus itens balizada pelos princípios dos Direitos Humanos. Suas questões discursivas avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

 

Local e data da prova

O local de prova será definido pelo Inep/MEC com base no município de funcionamento do curso no qual o estudante está matriculado, tomando como referência as informações do Sistema e-MEC. A divulgação do local de prova deverá ser consultada pelo estudante no Sistema Enade, a partir do dia 08 de novembro de 2019.

Atenção! Se você não preencher o Questionário do Estudante não conseguirá visualizar o local da prova.

Data de aplicação do Exame: 24 de novembro de 2019 às 13h30*.

Abertura dos portões: 12h*

Fechamento dos portões: 13h*

Início da prova: 13h30*

Término da prova: 17h30*

*horário oficial de Brasília – DF.

 

Há critérios que preciso observar para não ser eliminado do local de aplicação de prova?

Sim, eles estão dispostos no item 17 do Edital Inep nº 43/2019. Fique atento!

 

Orientações para o dia da prova

O estudante deverá comparecer ao local de prova com antecedência mínima de 1 hora do horário fixado para o fechamento dos portões de acesso aos locais de aplicação do exame, considerando o horário oficial de Brasília - DF. Não será admitido, em hipótese alguma, acesso à prova em local diferente do determinado pelo Inep, tampouco após 13h.

É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto para a realização da prova. Verifique no Edital Inep nº 43/2019 os documentos válidos de identificação!

A participação no Enade 2019 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e/ou no cartão de respostas às questões objetivas da prova.

Deixar o local de prova sem o cumprimento das formalidades de identificação e registro de presença deixa o estudante em situação irregular junto ao Enade 2019.

Durante as provas não será admitida, sob pena de exclusão do Exame, qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações e quaisquer dispositivos eletrônicos como: weareble tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar, relógio, alarmes, chaves com alarme ou com qualquer componente eletrônico, fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens, nem portar óculos escuros e/ou artigos de chapelaria (boné, chapéus, viseira, gorro ou qualquer acessório que cubra os cabelos ou as orelhas).

Não será permitido ao estudante fumar na sala de provas.

O estudante deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente, para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas.

O descumprimento das disposições acima implicará na irregularidade do estudante junto ao Enade.

 

Como é calculada a nota da prova?

As notas do Enade 2019, das partes objetiva e discursiva da Formação Geral e do Componente Específico, serão informadas em uma escala de 0 (zero) a 100 (cem) pontos.

No cálculo da nota da parte da Formação Geral, será atribuído peso de 40% para as questões discursivas e de 60% para as questões objetivas. No cálculo da nota da parte do Componente Específico, será atribuído peso de 15% para as questões discursivas e de 85% para as questões objetivas.

A nota do Enade 2019 será calculada somando-se as notas das partes da Formação Geral e do Componente Específico, atribuindo-se um peso de 25% para a nota da primeira e 75% para a nota da última.

 

Como saber se minha situação é regular ou irregular no Enade 2019?

São considerados regulares os estudantes:

1) Ingressantes habilitados devidamente inscritos pela Instituição; e

2) Concluintes habilitados devidamente inscritos pela Instituição que preencherem o Questionário do Estudante e atestarem participação na prova do Enade.

Serão considerados irregulares os estudantes que, inscritos como concluintes habilitados, deixarem de atestar participação na prova do Enade e/ou deixarem de preencher o Questionário do Estudante.

Os estudantes habilitados, ingressantes e concluintes, terão sua situação de regularidade perante o Enade divulgada pelo Inep, no Sistema Enade, em relatório específico, a partir de 02 de janeiro de 2020.

A situação de regularidade do estudante habilitado no Enade 2019 será atribuída mediante uma das seguintes ocorrências:

1) Efetiva participação do estudante no Enade;

2) Regularização da situação do estudante perante o Enade, por intermédio de dispensa parcial, quando do cumprimento dos demais requisitos previstos para obtenção de regularidade, ou de dispensa integral de sua participação no Exame.

Os estudantes que não cumprirem as obrigações previstas para a obtenção de regularidade, nos termos do Edital Inep nº 43/2019, ficarão em situação irregular perante o Enade.

A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso, por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório.

 

Não compareci à prova. Como regularizo minha situação perante o Enade 2019?

Caso o estudante devidamente inscrito na condição de concluinte habilitado pela UNILA não ateste presença na prova, poderá solicitar dispensa, de 02 de janeiro a 05 de fevereiro de 2020, nos termos do Edital Inep nº 43/2019, desde que se enquadre em uma das situações elencadas no Anexo III.

 

Dispensa parcial

O caso de deferimento da solicitação de dispensa de prova do estudante pelo Inep, configura dispensa parcial do Enade, pois o estudante será dispensado apenas da prova, e não do preenchimento do Questionário do Estudante.

Caso o estudante tenha preenchido o Questionário do Estudante e tenha tido seu pedido de dispensa de prova deferido, então terá sua situação de regularidade confirmada por meio do Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade.

Porém, se o estudante dispensado da prova (dispensa parcial) não tiver preenchido o Questionário do Estudante no período estipulado, permanecerá em situação de irregularidade perante o Enade 2019.

 

Dispensa integral

Caso o estudante devidamente inscrito como concluinte habilitado pela UNILA não tenha realizado a prova e nem preenchido o Questionário do Estudante por ato de responsabilidade da UNILA (que deixou de avisar o estudante sobre sua inscrição no Exame, falhas de comunicação, erros de inscrição, etc., devidamente comprovados mediante apresentação de documentação), ou por ato de responsabilidade do Inep (no caso de problemas de sistema eletrônico sob gestão dessa autarquia federal, falhas de comunicação que impeçam o estudante de preencher o Questionário do Estudante e de participar da prova, etc., devidamente comprovados mediante apresentação de documentação), então poderá ser concedida a dispensa integral, visto que ele não teve possibilidade de cumprir com ambas as responsabilidades. A dispensa integral assegurará a regularidade do estudante junto ao Enade 2019.

Cabe ao estudante manter-se informado sobre sua situação de participação ou dispensa no Enade.

 

A dispensa de prova deverá ser solicitada:

- Pelo próprio estudante em caso de ocorrência de ordem pessoal ou de compromissos pessoais, conforme previsto no item 19 do Edital Inep nº 43/2019 e critérios definidos no Anexo III;

- Pelo Coordenador de Curso no caso de compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado pelo Enade 2019 ou não comparecimento do estudante no local de prova em decorrência de ato de responsabilidade da Universidade.

As solicitações de dispensa de prova deverão conter, obrigatoriamente, cópia digitalizada do documento original ou de sua cópia autenticada, que comprove o motivo da ausência em seu local de aplicação do Enade 2019. Os documentos comprobatórios deverão ser digitalizados, exclusivamente em formato PDF, com tamanho máximo de 2 MB, e inseridos no Sistema Enade quando do registro da solicitação de dispensa. Será permitido o registro de somente uma solicitação de dispensa de prova por código de inscrição.

Atenção!

Estudantes eliminados do local de aplicação do Exame não poderão solicitar dispensa de prova.

Verifique as descrições e os critérios de deferimento das solicitações de dispensa nos Anexos II e III do Edital Inep nº 43/2019.

 

 

Quais são os procedimentos para regularização do estudante irregular no Enade 2019?

A regularização do estudante irregular no Enade 2019 ocorrerá por:

  1. Dispensa de prova, quando o estudante não comparecer ao local de aplicação de prova designado pelo Inep, desde que tenha finalizado o preenchimento do Questionário do Estudante;

  1. Declaração de responsabilidade da Universidade (por seu ato ou omissão), por ação direta do Coordenador de Curso, quando o estudante habilitado não for inscrito, deixar de ser informado sobre sua inscrição no Enade ou for inscrito indevidamente pela Instituição;

  1. Ato do Inep, nos casos dos estudantes que permanecerem em situação irregular perante o Enade 2019 em decorrência do descumprimento de um ou mais critérios para obtenção de regularidade. Neste caso, a regularidade será atribuída a partir de setembro de 2020.

 

O estudante tem obrigações no Enade 2019?

Sim, elas estão estabelecidas, de forma específica, no item 16 do Edital Inep nº 43/2019. Fique atento!

De uma forma geral, o estudante deverá:

- Participar ativamente do processo de avaliação do Enade;

- Tomar conhecimento da Portarias Normativas e do Edital do Enade do respectivo ano de avaliação do curso, cumprindo o que lhe couber.

- Informar-se das condições gerais de realização e participação no Enade junto ao Coordenador de Curso, a Procuradora Educacional Institucional ou ao Inep;

- Verificar sua condição em relação à integralização da carga horária do curso para o Enade 2019;

- Preencher o cadastro de sua inscrição no site do Enade, se concluinte;

- Tomar conhecimento, se possível, das provas e do Questionário do Estudante, aplicados em anos anteriores a seu curso;

- Responder o Questionário do Estudante, disponibilizado previamente a prova com espírito de contribuição à melhoria do ensino na UNILA;

- Comparecer pontualmente à prova, cuidando de realizá-la com responsabilidade.

 

Quais são as responsabilidades dos Coordenadores de Curso em relação ao Enade?

- Tomar conhecimento das Portarias Normativas e do Edital do Enade do respectivo ano de avaliação do curso, cumprindo o que lhe couber;

- Efetuar a correta inscrição dos estudantes habilitados, conforme os parâmetros da amostra estabelecida pelo Inep;

- Analisar as solicitações de dispensa de estudantes e efetuar as que couber ao seu curso;

- Realizar as ações diretas e demais responsabilidades definidas no Edital Inep nº 43/2019.