conteúdo

Dúvidas Frequentes

publicado 18/02/2021 10h57, última modificação 18/02/2021 11h00
Perguntas e respostas mais frequentes pelos discentes e candidatos do PPGIES

PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIS FREQUENTES 

1) Quem são os membros do colegiado?

O nosso colegiado é formado pelos docentes titulares e um representante discente, este eleito pelos alunos regulares do Programa.


2) Como faço para pedir reaproveitamento de estudos/créditos que fiz em outro Programa?

Você deverá encaminhar para o e-mail da secretaria, secretaria.ppgies@unila.edu.br, um arquivo único PDF, contendo o formulário de solicitação (que encontra-se no site, na aba "normas e formulários") e documentos comprobatórios. A solicitação será avaliada pelo Colegiado, que deferirá ou não a solicitação;


3) Já fiz disciplina(s) como aluno especial do PPGIES, agora sou Regular, como faço para solicitar o aproveitamento?

Nesse caso, de acordo com a nossa Instrução Normativa sobre esse tema, o aproveitamento é automático e feito pela secretaria. Não é necessário solicitar. É feito em até 6 meses após sua matrícula.


4) Sou doutorando, como faço para aproveitar meus créditos do Mestrado?

O aproveitamento dos créditos do Mestrado são feitos automaticamente pela secretaria, pois já foram analisados pela Comissão responsável nos editais de seleção; e também é feito em até 6 meses após sua matrícula.


5) Sou aluno especial, posso já solicitar reaproveitamento de créditos de disciplinas feitas em outros programas, ou aproveitamento de proficiência?

Não, apenas nossos alunos regulares podem solicitar.


6) Onde e Como posso fazer aproveitamento de Proficiência?

Na Instrução Normativa a respeito disso, serão aceitos como comprovante de proficiência os certificados de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira emitidos por universidades públicas ou privadas que oferecem testes de proficiência, dentro do prazo de 3 (três) anos.

Poderão ser aceitos outros Exames de Proficiência na língua inglesa, tais como TOEFL ITP, IELTS, TEAP ou outros, sendo exigido a pontuação mínima correspondente ao nível Intermediário. O aproveitamento do Exame de Proficiência realizado fora do PPGIES será analisado, caso a caso, pelo Comissão designada pelo colegiado do curso, que poderá ou não aceitar o exame de proficiência.

Após receber o certificado, deverá encaminhar por e-mail à secretaria, secretaria.ppgies@unila.edu.br, em um documento único PDF, contendo o formulário, que encontra-se no site na aba "normas e formulários", e o certificado. A solicitação será avaliada pela Comissão de Proficiência, que apresentará um parecer para o Colegiado, que deferirá ou não a solicitação;


7) Fiz exame de proficiência em Inglês no Mestrado, posso aproveitar para o doutorado?

Se tiver sido feito dentro do prazo de três anos, e cumprir os requisitos mencionados na pergunta acima, que estão na nossa Instrução normativa, você poderá encaminhar a solicitação por e-mail à secretaria, em um único PDF, contendo o formulário e o certificado da prova realizada. Essa solicitação será avaliada pelo colegiado que deferirá o ou não.


8) Quais as proficiências exigidas no doutorado?

É necessário aprovação em prova de proficiência em leitura de língua inglesa, e em uma segunda língua estrangeira (espanhol ou português).


9) Sou/Fui Professor, posso aproveitar como Estágio de Docência?

Para isso, é necessário que cumpra as exigências que estão na Instrução normativa e em nosso Regimento interno sobre isso. Se sim, deverá encaminhar por e-mail à secretaria, secretaria.ppgies@unila.edu.br, em um documento único PDF, contendo o formulário, que encontra-se no site na aba "normas e formulários", e documentos comprobatórios. A solicitação será avaliada pela Comissão de Bolsas, que apresentará um parecer para o Colegiado, que deferirá ou não a solicitação;


10) Onde encontro as normas e formulários?

No nosso site, na aba "normas e formulários, link abaixo, você encontrará os formulários e as normas que regem nosso programa.

LINK NORMAS E FORMULÁRIOS: https://portal.unila.edu.br/doutorado/ppgies/normas-e-formularios


11) Tenho direito a bolsa?

Não, ao entrar na Unila como aluno de pós, você não receberá bolsa. Você deverá participar de editais próprios de bolsas. As bolsas oferecidas pela Unila, Capes e outras são sempre por editais, quando publicados, eu encaminharei por em-mail a todos. Cada edital tem seu critério específico para poder concorrer.


12) Quando essas solicitações são analisadas pelo Colegiado e mudará meu histórico se meu pedido for deferido?

As solicitações são analisadas em reunião de Colegiado ordinária, que acontecem preferencialmente nas primeiras sextas-feiras do mês, pela manhã. O prazo para encaminhar essa documentação deverá ser de no mínimo 30 dias antes da próxima reunião, caso contrário, será analisado na subsequente. Os pedidos que foram deferidos, terão seus históricos atualizados em até 30 dias da data da reunião que foi aprovado; 


13) Quando acontecem os processos de seleção de alunos regulares?

O processo seletivo é anual e acontece no segundo semestre de cada ano.


14) Qual é o link do nosso site?

LINK SITE: https://portal.unila.edu.br/doutorado/ppgies